quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jornada pelos Extremos

MACAPÁ - PORTO ALEGRE,                         
           RUMO AO CHUÍ                                     
Jonas foi ao pedágio, em Gravataí encontrar os viajantes
 Anderson, Murilo, Telma, Geomário e Alberto
                       
F
oi com temperaturas baixíssimas na região sul, geadas, neves granuladas e tudo mais, que recebemos com muita alegria na noite de ontem, 18/07, os parceiros e amigos motociclistas Alberto, Anderson, Murilo, Geomário e Telma, vindos da capital amapaense em deslocamento para o extremo sul,  no Chuí.              
                   Conhecer, visitar e estar no Oiapoque e Chuí, é uma lenda para qualquer motociclista.                                                                                        A exceção de Geomário e Telma, os demais estão rodando, em solo gaúcho, pela vez primeira .                                                                 
                  Bom lembrar que estes amigos muito bem receberam a mim e a Arli, quando do nosso Giro pelas Capitais, no ano 2016. Então,  o nosso esforço grande no sentido de retribuir a eles as gentilezas d'antes a nós dispensadas.

foi os sob 8º , na Porto Alegre, que JonasArli e eu começamos a nos preparar para recebe-los.
               
                 Jonas foi para o pedágio em Gravataí, por volta das 20h. Arli e eu , desde as 18h, no preparo de uma sopa - muito quente - e um suculento churrasco para os irmãos de estrada.
Via rede, acompanhamos o deslocamento, algumas paradas para café e, já passando das 22h  o ronco dos motores indicaram a chegada das 4 motos dos visitantes, tendo a frente o nosso parceiro Jonas Santos.



 Chegada, em minha casa, já passando as 22h.  com os termômetros marcando 8º.    Para nós, uma temperatura normal de inverno, porém para os parceiros, um verdadeira geladeira com a porta aberta ... uma simbologia expressada por um deles.                                                 

A viagem, o frio, o cansaço mas acima de tudo, a alegria em rever os amigos, foram os assuntos logo colocados em pauta. Também rapidamente uma forte sopa foi servida para esquentar os corpos, enquanto que o nosso parceiro Arli ultimava o churrasco, que sobre o fogo, deixava correr uma densa gordura que, por sua vez alimentava ainda mais o fogo que ardia, esquentando o ambiente.

                Sem dúvidas, as proximidades da churrasqueira passou a ser o local preferido dos visitantes, tanto quanto a geladeira,  onde as cervejas gaúchas, Polar e Kalena estavam geladamente armazenadas.                                                                           Então, uma noitada bem típica do Rio Grande do Sul para os irmãos motociclistas: frio, sopão, churrasco, cervejas e muitas conversas.                                                     Arli tratou de servir a turma, que por momentos esqueceu do tal frio .... passando a saborear  o prato típico dos gaúchos.

                                    E churrascada foi até altas horas, quando o povo visitante começou a esboçar os primeiros sintomas do sono, cominado ao cansaço da viagem.
Telma foi a primeira a se retirar, ficando a rapaziada um mais quarto de hora.
                          Aos que iriam dormir no mesmo quarto, Alberto, Murilo e Anderson, passei o recado no sentido de ligarem o condicionar de ar. ....                                                                                                   
                                                Jonas e Arli, também pernoitaram em minha casa. Desaconselhável sair  com o frio, que já beirava os 5º, impossível qualquer direção depois das Kalenas e das Polares.                               Fez-se o silêncio .... um verdadeiro silênccio na casa, o que foi somente quebrado na quarta-feira, quando o sol tratava de iluminar e esquentar um pouco o ambiente externo.                          
Aos poucos foram acordando, levantando, pois a ideia era pegar a estrada ainda pela manhã, rumo ao Chuí.                                           
                                    Alberto, foi o primeiro a acordar, pois teria que efetuar a colocação de uma nova ventoinha em sua moto, devido a danificação havida na peça, em sua motocicleta.                 
                        Quando ainda em solo catarinense,  Alberto pedira apoio no sentido de que buscássemos  comprar essa ventoinha, para que a troca fosse agilizada  e não viesse a atrasar o deslocamento do quinteto.                                                                                         
E assim fomos à luta:  na revenda Yamaha, somente por encomenda, 10 dias e a um  preço elevadíssimo.                               
                         Nos socorremos então do  Grupo WhatsApp do nosso Moto Grupo Com Destino, onde se envolveram mais diretamente os parceiros Ângelo, da Ícone Motocenter - Nova Petrópolis - e Sandra, de Triunfo.                                                                                              
Cada qual sugeriu, indicou e chegamos a um revendedor aqui em Porto Alegre, que nos garantiu  a originalidade da peça, com entrega e um dia e com um preço muitíssimo inferior ao da concessionária.    
                                  E,  aos poucos os demais foram acordando e claro que o cometário a respeito do frio, veio quase que junto com os "bom dia".
                                Anderson comentou que apesar da montanha de cobertores, não conseguia descobrir de onde que vinha o frio.....      
Alberto também disse ter sentido o ar gelado ...  ao que Murilo concordou em gênero, número e grau ......                                         
Dai falei:  ué... e por que não ligaram ao condicionador de ar ?        
 ..... tá nos gozando... disse    Murilo ... mais frio é ?                                                  Como não entendi ao que se referia, busquei sintonizar a conversa, e acabei descobrindo que lá pelas bandas do Amapá, os condicionadores - na maioria - tem programação somente para emitir ar gelado ..... diferente dos nossos por aqui cuja função abrange o frio e ao calor.                                                 
                              Não satisfeito Anderson voltou ao quarto para fazer o teste... mas já eram 10h.  

 
Na troca dad ventoinha, com a ajuda do Geomário  e Murilo
 Então com a peça na mão, Alberto tratou de efetuar a tal troca.  Uma parada para o café coletivo, um monte de conversas, aproveitamento do sol que brilhava na manhã, ainda  gelada.                                                           
                            Destaque para o desprendimento, a coragem, a ousadia do Geomário. O parceiro acordou, foi direto para o banho e de lá saiu somente de bermuda e camiseta ... como se no Amapá estivesse ....   Um pouco mais tarde, tirou inclusive a camiseta.....



..... eu trabalho minha mente ... disse Geomário .....

                   Jonas e Arli, que haviam saído cedo, acabaram retornando e a feitura de arroz de carreteiro, foi então proposto pelo Jonas, como almoço para todos.                                                                             
 Sugestão aceita, restou para o Arli, novamente mostrar seu talento, agora no fogão.                                                                 
                  Jonas ajudou bastante:  limpou a garagem e fez a salada.









Todas as nossas tarefas muito bem divididinhas....... 
                                      Anderson, aproveitou a longa parada, para então dar um trato em sua moto.  Água, sabão e uma luva em uma das mãos     ... para encarar a água gelada. . . 
              

   Almoço pronto, e o arroz de carreteiro foi colocado sobre a mesa.  Uma delícia preparada pelo nosso professor químico

    Arli arrancou elogios de todos e, por algum tempo fez-se o silêncio das vozes, sobrepondo-se o retinar dos garfos sobre os pratos...                                                                                                                                                        Foi muito bom o arroz de carreteiro do Arli.
                                       Meio casa, meio museu, assim é que eles - bem como outros tantos - definiram a minha residência.
Ao que sei, gostaram bastante daquilo que viram em termos de antiguidades e algumas relíquias expostas por diversos locais.











       Passou o almoço e as horas também foram passando - rapidamente - .....  vamos embora, falou alguém .. temos muito chão pela frente ainda até o Chuí,  . . .      falou um outro. E começaram a remontar as bagagens nas motos.                   
                                                     Jonas, prudentemente, aconselhou  pernoitarem em Pelotas.                                                                     Complicado enfrentar a reserva do Taim a noite ... perigoso, frio e desnecessário ... completou Jonas.                                                      
              Arli tratou de indicar um hotel. Eu fiz contato, repassei aos parceiros e pronto... só chegar, se hospedar, descansar e pernoitar.   
                                       Assim, se despediram os parceiros.    
Anderson, Arli,Gilberto Cesar e Telma
(Jorge Tufão)   Murilo, Geomário, Alberto   (Fiapo)   e Jonas
         
                     Foi muito bom receber, renovar as             amizades, reencontrar, conversar e discutir novos projetos de          viagens.                

 Jonas, os acompanhou até a loja Moto Grupo Moto Center, do nosso amigo Celso, para a troca de óleo da moto do Anderson. Depois, os acompanhou até a saída para a zona sul do Estado,


Foi isso.


* Início da noite, Alberto enviou mensagem dizendo que já se encontravam na cidade de Pelotas e negociando preços no Hotel do Léo ... o indicado.                                                                              

Boa Viagem aos Amigos.
Bom Chuí e na volta nos encontramos aqui em Porto Alegre !

Fotos: Gilberto Cesar, Jonas, Telma, Alberto e Anderson.
Texto: Gilberto Cesar
Moto Grupo Com Destino
Porto Alegre, Feliz, Vale Real, Alto Feliz - São Sebastião do Caí, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Triunfo -  RS e Contenda, PR

OUTRAS FOTOS














Nenhum comentário:

Postar um comentário