terça-feira, 4 de abril de 2017

7º Moto Morango

BOM PRINCÍPIO,
A EXTRAPOLAÇÃO DO ÓTIMO

   A cidade de Bom Princípio presenteou o circuito gaúcho de moto encontros com um dos maiores e melhores eventos do sul do país.
          Com um tempo prá lá de bom, a cidade morango foi recebendo já sexta-feira, 31/03,  um grande número de motociclistas. 
Neste primeiro dia do evento, o Moto Grupo Com Destino já estava presente, por meio dos integrantes das facções Vale Real, Feliz, Alto Feliz, São Sebastião do Caí e Porto Alegre.
          No sábado, 1º/04, para lá nos deslocamos e, com isso, nos juntar ao grupo. Sabidamente teríamos a maior reunião dos integrantes do moto grupo, neste 7° Moto Morango.

Arquitetando a  nossa participação:
                   Pouco mais de um mês, antes do
evento, Sahyene Piccolli propôs a instalação de uma tenda para o Moto Grupo Com Destino, a exemplo do que fazem outros moto grupos. A ideia era ter um lugar mais permanente para as pessoas ao longo do evento, pois a proximidade da cidade anfitriã para com as cidades das nossas facções, proporcionaria a participação maciça dos integrantes.
          Ideia aceita e bem-vinda, começaram então os estudos e contatos  para a concretização do intento.
               Sem sombras de dúvidas que deu algum trabalho conciliar,  ajustar, escolher um bom local, obter permissão da organização e montar uma programação para os dias do evento.
Cleomar e Shayene, os grandes articuladores












                        Aos poucos, o engajamento principalmente dos amigos de Vale Real foi crescente e chegamos a três dias antes do início do evento com um excelente espaço - reservado -   para receber e acomodar os integrantes e amigos do Moto Grupo Com Destino
          Em 5 de fevereiro, começaram os primeiros diálogos  via grupo WhatsApp:
           ... pessoal, a ideia é levar minha tenda no sábado, bem cedo e,  reservar um lugar....
                      Vamos também levar uma churrasqueira e caixa de isopor e a nossa bandeira  .... Enviem sugestões ... escreveu Shayene Piccolli .
                     Para livrar o Whats do Moto Grupo Destino de uma exorbitância de notas, e, principalmente para propiciar que outros amigos e moto grupos parceiros se juntassem, um grupo de comunicação foi então criado:   Moto Morango.
           Ao longo dos dias, pessoas foram sendo adicionadas, a agenda começou a ser montada, e a espera pelo final de semana do evento começou a ser avidamente aguardada.
                      Foi muito grande a adesão, e inúmeras foram as brincadeiras que se sucederam. 
                     As apresentações aconteceram e uma  lista para o churrasco de sábado, começou a receber inúmeras inscrições.
                             Como agenda, ainda acertamos a realização de uma mostra fotográfica, da viagem realizada por mim e pelo Arli Figueira, pelas capitais dos Estados e Distrito Federal, bem como a instalação de dois coletores para os lacres das latas de cervejas e refrigerantes.
          Em 29 de março, Renato e Adilson, trocam mensagens com o grupo alertando de  que os lugares já estavam  sendo demarcados pelos outros moto grupos e, que teríamos que correr para escolher um local próximo a uma das churrasqueiras ......
Começa então uma gincana e corrida.... e sem muitas opções ou tempo para debates, o local foi então demarcado com fitas e as bandeiras dos moto grupos Com Destino , Chacrinhas, Rota 709 e outros.

                   Tudo demarcado, aliviados, os pré-organizadores muito bem cumpriram  a tarefa principal, qual seja, ter um bom espaço para receber os integrantes e amigos dos moto grupos associados para este evento.
          Paralelo a isso, uma grande lista já estava formada, indicando quem iria participar do churrasco de confraternização no sábado a noite. 
         A escalação ficou assim:
          01 Shayane - 02 Cleomar - 03 Tiago - 04 Luciane - 05 Arnaldo - 06 Silvana -  07 Jean - 08 Taís -  09 Diogo - 10 Adri 11  Renan - 12 Cleiton - 13 Nadini - 14 Diego - 15 Joice -16 Gilberto Cesar - 17 Gelsomar - 18 Paola - 19 Pintado - 20 Daia - 21 Natan -  22 Adilson - 23 Roberson - 24 Kabelo -  25 Elço - 26 Edinho - 27 Viviane - 28 Renata - 29 Feio - 30 Xingú -31 Dayly - 32 Joice K - 33 Fuca - 34 Cris - 35 Etiane - 36 Tiego -  37 Leandro - 38 Regiane - 39 Jonas - 40 Andressa - 41 Robert - 42 Afonso - 43 Nelsi -  44 Júlia -  45 Fábio - 46 Fernanda - 47 Paulista - 48 Taty - 49 Pai - 50 Renan -  51 Agostinho -  52 Floriano - 53 Bebel - 54 Fábio 55 - Esposa do Fábio e  56 Cláudio
              Como é possível perceber, uma legião de amigos e colegas também de outros moto grupos se associaram a ideia da confraternização. 

Indo para Bom Princípio
             E chegamos em Bom Princípio na manhã do sábado, vindos da capital dos gaúchos.
Jonas, o bom amigo, já estava no evento desde a sexta-feira, pois que um compromisso me impedira de viajar também na sexta.
                                   No bonito sábado de sol, 31/03, os pouco mais de sessenta quilômetros que estavam a nos separar do evento, foram percorridos em curtíssimo tempo, sempre ladeado por muitos outros motociclistas que começavam também a deixar Porto Alegre e região metropolitana rumo ao Moto Morango.
                                   Uma outra agenda, na Feliz,  também nos aguardava no mesmo sábado:  churrasco de aniversário, da motociclista Deise Wartha, integrante do nosso moto grupo. 
Feliz dista 9 km de Bom Princípio
                                  Então, chegar no Moto Morangomontar acampamento, visitar a  tenda, rever os amigos, ir ao churrasco da Deise e retornar para o evento. Eis a nossa programação.

Equipe Organizadora do Moto Morango, na foto do Accassola
Na chegada, deu para perceber os trabalhos da organização do Moto Morango, os parceiros do GIRAMUNDO.

Uma ótima coincidência
        Chegando ao Moto Morango, a primeira impressão e uns silenciosos pensamentos: ..... vai ser um baita de um encontro.
                              Da parte externa, já dava para perceber o grande número de motos. Alguns motociclistas se dirigiam para o café da manhã e um outro grande contingente ainda se encontravam nas barracas, que lotavam o primeiro pavilhão e ginásio.
     
Barraca do Jonas, instalada na parte externa do ginásio
            Devagar e mirando a tudo, fomos estacionando a Shadow, bem próximo de uma barraca, instalada na parte externa do ginásio.                       Imediatamente a desliguei, de modo a não  perturbar o vivente que ali estava acampado.
             Eis que dessa barraca, vai saindo aos poucos, o parceiro Jonas Santos
         Muito boa   a coincidência. Nem precisou buscar pelo amigo naquela multidão.
Imediatamente o Jonas foi buscar um espaço
no interior do ginásio e em poucos minutos minha barraca estava lá, devidamente instalada.   
O café da Manhã 0800
Juntos, tomamos o excelente café 0800, oferecido pelos organizadores do evento, o excelente Moto Grupo Giramundo.
- Vou logo para Feliz, disse o Jonas, .... vou dar uma mão para Anderson no churrasco da Deise.
                               Eu     prometi que, assim que cumprida a agenda proposta, qual fosse, visitar a tenda, efetuar a instalação da mostra fotográfica e coletores de lacres, iria também dar um abraço na Deise Wharta, na Feliz.
       Foi muito bom encontro com o parceiro Jonas Santos, lembrando que foi em Salto do Jacuí, dezembro de 2016, a última vez que estivemos juntos em evento de motos.  
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, motocicleta e atividades ao ar livre
Jonas e Gilberto Cesar, na foto do primeiro

A tenda: Uma bela Surpresa
     Pois lá estava a tenda .....  o melhor   duas tendas .... todas embandeiradas com os estandartes dos moto grupos associados para o festejo motociclístico.
                                    Nas proximidades, os resquícios da noite anterior ainda estavam por ali testemunhando que na sexta-feira a festa  teria sido muito grande.
                                O aparelho de som, ainda estava ligado. As latas de cervejas e refrigerantes que espalhadas,  pareciam formar um grande tapete colorido. Duas caixas de isopor, ainda com muito gelo e cadeiras e bancos intervalados, davam conta de que ali estivera um grande número de festeiros.
Mostra Roda Brasil, Um Giro de Moto pelas Capitais
E tratamos da montagem da mostra fotográfica, bem como da instalação dos dois coletores para os lacres.
  Para a mostra, foram selecionadas 80 fotografias, com a intenção de dar uma noção dos trajetos, dos percursos e estradas percorridas.
                            
    Os lacres, como se sabe, servem para serem trocados por cadeiras de rodas para os necessitados desse instrumento auxiliar de locomoção.


Em meio a isso, chegaram os parceiros de  Cleomar e Shayene
              Como sempre, é bom rever os amigos e, nossa conversa foi longa tendo ambos nos colocado  ao par dos bons acontecimentos, das dificuldades enfrentadas, da  expectativa e presença de todos no grande encontro.
Cleomar, Shayene e Gilberto Cesar

Shayene ainda ajudou na montagem da mostra fotográfica, enquanto Cleomar ultimava ainda algumas instalações nas tendas.
                           Justificaram a ausência no churrasco da Deise dada a necessidade de que alguém do moto grupo teria que ficar nas tendas. 
Tudo compreendido, logramos então os 9km até a cidade de Feliz, que já estava muito feliz e agitada, também, posto que no mesmo sábado estaria acontecendo mais uma edição do Festival do Chope da Cidade, um evento afamado nacionalmente. 

No Churrasco da Deise

   Bem concorrido, a celebração do aniversário já estava recebendo um bom número de amigos, parceiros e familiares.
                Junto ao fogo, um enorme costelão
lacrimejava gorduras sobre as brasas.
     Anderson, é quem tutelava para que a combinação carne x fogo ficassem em sintonia, de modo a servir um excelente churrasco. 
  A anfitriã Deise, por sua vez, bem recebia os convidados e, destes recebia os respectivos cumprimentos.  
No aniversário, a grata satisfação em encontrar Paulo e esposa, de Santa Catarina, Félix e Amália, do Uruguay, os Aliens de Santa Cruz, João Petry e Luisa Simoni, de Feliz, Cláudio de Santa Maria e outras tantas pessoas.



 


 





      Já passavam das 14h quando parte dos participantes começou a tratar do deslocamento para o Moto Morango.
Gelsomar e Paola, via telefone, informaram que estariam chegando um pouco mais tarde para o abraço na aniversariante. 

De volta ao 7º Moto Morango
 
Em pouquíssimo tempo, já estávamos de volta ao parque onde acontecia o evento de motos.

Lotado !


Simplesmente lotado, foram as primeiras das expressões ouvidas da parte dos nossos parceiros.



                            Uma longa fila de motos para ingressar no parque. 
              Lá dentro, uma verdadeira multidão em lento deslocamento.
       
   No entrevero todo, a turma do Movimento O Sul é o Meu País, efetuava o seu trabalho de divulgação das   ideias separatistas dos três estados do sul. Tratam de viabilizar a emancipação política e administrativa de forma pacífica e democrática.
      
Bonito de se ver compactado,  um grande colorido em lento movimento.
     Motociclistas e       Motocicletas, cada     qual exibindo as suas  cores e as suas formas.
                               
  
Ao redor das nossas tendas, muito público, ..... o nosso público
              Os parceiros, os amigos, os integrantes dos demais moto grupos    consorciados para este evento.

Muita alegria.
Muitas músicas.
Muitas cervejas.
Muitas conversas.
tudo muitomuito tri! 
Na tenda, dentre outros já estavam os amigos e parceiros do Moto Grupo Com Destino:

           Tiago e Luciane, estreando uma nova e poderosa máquina.
Leandro e Regiane, também estreando uma outra e nova motocicleta. Aliás, esta dupla em breve estará recebendo  o Moto Grupo Com Destino em sua nova morada, na linda  Itapuã. 

                       As "gurias", também desfilaram com as camisetas " As Mina do Toque "..........
         
 Fuca e Cris outros grandes parceiros, também estiveram firmes na confraternização.
Jean e Taís, ambos muito assíduos e colaboradores que  atuaram para que tudo desse muito certo nesta grande concentração de amigos e parceiros.
 
Arnaldo e Silvana, os pais de Shayene e baita incentivadores dos acontecimentos motociclísticos. 
       Ambos marcaram muita presença além de todo  o apoio prestado aos Moto Grupos, como um todo.

          Diogo, que representa a  Facção do Moto Grupo Com Destino, para a cidade de São Sebastião do Caí, ... um grande parceiro.

Outra grande surpresa: o Bidú, que acompanhado por sua parceira, se juntou, festejou  e certamente exauriu a saudade dos amigos.
             Gelsomar e Paola, dupla que também tem comparecido aos eventos do Moto Grupo Com Destino. Ele, também um dos precursores do  MG, muito embora tenha comparecido quase sempre via automóvel.                   
Afonso e Nelsi, os grandes parceiros de Santa Cruz do Sul, também chegaram nos embalos das tendas do Moto Grupo Com Destino. Junto com o casal a filhota Júlia, que demonstrou muito interesse em formar fileiras e, do nosso grupo vir a fazer parte. Jonas Santos irá apadrinhar essa nova integrante. 
                                                                         
E assim se sucederam as parcerias e a cada instante se alterava o cenário, as pessoas e os amigos.                                                      
Mais tarde também estiveram conosco:
Anderson, Deise, João Petry, Luisa e outros tantos também passaram pelas Tendas.
 
        Muita gente.

Novos rostos.                        

Tudo muito complexo de ser memorizado, escrito ou fotografado. 
Mas, tudo muito ótimo!

Em meio ao evento, nosso parceiro Cláudio, da cidade de Santa Maria,  deixou abertura, e logo foi convidado pelo Jonas e por mim - para fazer parte do Moto Grupo Com Destino.

Claúdio está deixando o seu moto grupo, passando então a se somar ao nosso convívio mais efetivo.


Seja muito bem-vindo irmão!  

 

Como tudo aceleradamente acontecia, também o tempo tratou de engrenar as suas marchas e a tarde, foi logo cedendo lugar para os primeiros vestígios da noite.

Com ela, também chegou a carne e em pouco tempo a turma de assadores já estava dando mostras, pela fumaça das duas churrasqueiras, que em breve  a coisa seria muito séria.....  

O vácuo entre o tempo de preparação do churrasco, serviu para que pudéssemos assistir a um dos shows da noite.   Serviu também para que a turma continuasse firme na alegria e na extroversão...lá nas tendas.
        
              A madrugada do domingo  que não deixou por menos, também se chegou para a festa do 7º Moto Morango
                             Já cansados, parte dos nossos integrantes que somaram todos os esforços para este consórcio e, primeira grande experiência do Moto Grupo Com Destino, começou  a esboçar o cansaço e quase fadiga. 
Aos poucos foram rumando para os acampamentos.
             Cleomar, Shayene, Jean, Taís, Diogo, Fernanda, Arnaldo, Silvana e outros tantos .... merecidamente aqui citados.
       Também muito presente neste trabalho e parceria, o Fernando, que gentilmente cedeu a tenda maior, da IGUI, marca reconhecida na comercialização de piscinas, no Brasil. 

Foi isso de Moto Morango. 

Falar em fazer, é praticamente organizar;
Organizar, é verdadeiramente se incomodar;
Pensar, é responder  pela prática;
Praticar, é labutar; 
Labutar  é querer;
Querer é almejarar;
Almejar é perseguir.

          Estamos muito orgulhosos da proposta, dos feitos, da organização, da bravura e do desprendimento dos amigos que fizeram acontecer esta grande participação do nosso Moto Grupo neste 7º Moto Morango.

      Foi a primeira grande participação nossa.
      Foi realmente uma grande experiência.

                 Descansemos todos, os que se envolveram, que fizeram e que suaram.
               Curtam bastante, todos os que aproveitaram, que cruzaram, que chegaram e que viram uma participação diferente, cheia de entusiasmo  e, com um grande trabalho de retaguarda.

      Obrigado a todos vocês que consolidaram o nome do nosso Moto Grupo Com Destino nas páginas do Moto Morango.

     Desculpem-nos os outros, os  quais deixamos de aqui citar, ou lá fotografar. 
Eram muitas as pessoas. 

      Nada a reparar. 
     Só a agradecer e convocar as todos para que continuemos nessa linda jornada a que nos propusemos, tendo as duas rodas como significado e as grandes amizades como significante.
                                                                         
   Que os bons ventos continuem a esbordoar os nossos rostos, para que os nossos intelectos produzam novas e boas ideias.
                                                                         
Um grande abraço motociclístico em todos  !     

Moto Grupo Com Destino
Porto Alegre, Feliz, Vale Real, Alto Feliz, São Sebastião do Caí, Contenda - PR, indo agora
para Santa Maria e Santa Cruz do Sul. 

Relato: Gilberto Cesar
Fotos:  Jonas e Gilberto Cesar

                                outras fotos:












 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário