segunda-feira, 10 de abril de 2017

15º Sul Americano de Motos

Soledade teve
Sol   e  Chuva
            Final de semana aconteceu o 15º Sul Americano de Motos na cidade de Soledade, uma programação chancelada por conta do excelente Moto Grupo Bicho Véio.
         Para lá fomos na sexta-feira, 7, levando nos alforjes grande expectativa com relação a mais um  gigantesco acontecimento que a cidade, como um todo, sempre oferece aos seus visitantes e amigos.

                                   A edição de número 14, ano passado, foi considerada como sendo o melhor evento motociclístico da AMO/RS 2016, escolha que sempre se dá por votação pelos filiados a entidade.

                        OS EMBLEMAS
                                                     
                                             Antes da nossa partida, um encontro com os parceiros Jonas Santos e Cláudio, para o recebimento dos emblemas do nosso Moto Grupo Com Destino.
Nosso encontro se deu pouco mais do meio dia, no Cilindradas Moto Bar, na Farrapos quase com Sertório, em Porto Alegre.
          Devido a outros compromissos, Jonas não poderia comparecer ao Sul & Motos, no entanto ao entardecer,  daria um pulinho até Santa Cruz do Sul para um abraço na aniversariante e parceira Nelsi, dos Aliens, e entrega dos emblemas e colete para a outra mais nova integrante, a Júlia
        Cláudio, que faria a sua estreia como integrante do Moto Grupo Com Destino, iria no sábado pela manhã para Soledade.
                                                                                                           
                         NO PARQUE DAS TUIAS                                 
         Nos despedimos por ali mesmo, e logo tratei de pegar a BR 386, rumando assim para a cidade das pedras preciosas.
Esculturas
Sol e calor, foram os companheiros de estrada, com uma parada para descanso e caminhada no bonito Parque das Túias, no município de Fontoura Xavier, distante a pouco mais de 15k do Destino,  ...Soledade.  
Aquário
Uma Grande Motocicleta
Trata-se de um grande paradouro, com opção de hospedagem, uma grande praça de alimentação, parque de diversões, pátio com diversas e grandes esculturas, além do farto  artesanato.
Quanto ao nome Tuias, refere-se a uma árvore originária da Ásia, frequentemente cultivada nos parques, por sua folhagem ornamental.
                           CHEGANDO EM SOLEDADE                                         A tarde ainda estava muito presente, quando chegamos ao   Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, o local do 15º Sul Americano de Motos.
Entrada Principal - Identificação de Motos e Motociclistas
Na entrada, a tradicional identificação de motociclistas e motocicletas, de modo que cada qual recebia uma pulseira, na cor vermelha e, com a mesma numeração. Assim, para sair do parque com a motocicleta, somente após a checagem dessas pulseiras.
A novidade, aqui ficou por conta da cobrança de ingresso. Dez reais por pessoa, ainda que motociclista. 
          Aqui, a volta de uma grande discussão a respeito da cobrança de ingressos, onde a maioria dos motociclistas alegam não ser justa, dado os custos com deslocamentos, alguns com hospedagens e outros custos.
Por outro lado, uma outra corrente, atenta para a imensa infraestrutura que é colocada a disposição dos milhares de motociclistas, além de  cafés 0800, refeições, banheiros e outros.
                            Porém Soledade, entrou no seguinte direcionamento: o pagamento do ingresso, a R$ 10,00 dá direito a sorteios, dentre eles uma Moto CG 125cc.
Pagamos, pegamos as pulseiras, bem como o ingresso sob o número 891 e adentramos ao parque.
              Por ser sexta-feira, e ainda muito cedo, a movimentação bem como a presença de motociclistas ainda era muito pequena, muito embora o evento já estivesse acontecendo desde a quinta-feira. Foi tranquilo encontrar lugar em um dos pavilhões colocados a disposição para os acampamentos
 

Gilberto Cesar - Fitas identificadoras vermelha e azul
Para ingresso nos pavilhões de acampamentos, uma outra pulseira. Cada pavilhão, com uma cor de pulseira diferente. Em meu caso, a cor foi azul.
 
Montado o   acampamento, pegar logo os apetrechos para um chimarrão, com erva-mate e água quente por conta da  Ki Mate, da vizinha cidade de Arvorezinha, berço de grandes ervateiras gaúchas.
Bastava entregar a cuia, bomba e garrafa térmica, que o mate já cevado era devolvido numa rapidez extraordinária.
                                  A colocação do estandarte do Moto Grupo Com Destino, junto a outros tantos que estavam estampados ao longo do parque de exposições da cidade.
                                      Sorvendo o mate amargo, nos dirigimos então para o local de credenciamento, para  efeitos de estatística e presença no evento.
   Urna para depósito dos cupons  para concorrer aos sorteios estava a disposição para o recebimento dos cupons






  
           No embalo, uma caminhada pela feira de produtos para motociclismo, que ainda estava em fase de montagem e, recebendo mais expositores.           

              O GALETO A MODA LOKO                    
 
A noite, a organização divulgara como janta 0800, um galetaço, onde alguns chamavam ainda de galeto a moda loko
                     Nem importou muito  a denominação do galeto, pois o correto foi que a janta estava prá lá de especial.
Muita fartura, muito bom o preparo, ótimo o tempero tudo regado a muita alegria.
                   
            A cada instante, mais e mais motociclistas iam chegando e com isso a festa  apresentava a sua grandiosidade.
                    Esgotada a demorada e festiva janta, nos direcionamos para o pavilhão reservado para shows e praça de alimentação, onde já estava acontecendo a primeira apresentação, a cargo de uma boa banda de Viamão.
 
Muito empolgados, os viamonenses conseguiram embalar em muito o público ali presente.
                            
Do show de Rock, para um outro orgulho do Sul Americano de Motos: um fandango.
           E os homens de bombacha, gaita e demais pilchas mal subiram ao palco, começaram as interpretações de músicas gaúchas e  a poeira levantou.
      A bailanta mal começara e os motociclistas lotaram o espaço reservado para as danças.
     E dê-lhe baile, foi o que aconteceu até altíssimas horas do sábado, em Soledade.

       O pavilhão ficou repleto, agora também com muitas pessoas da cidade que foram assistir, participar e prestigiar o Fandango promovido pelo MG Bicho Véio.
                             Bem mais tarde, um luau estava programado para acontecer. Com isso a madrugada teve o fandango e uma festa  à luz da lua onde as pessoas  brincaram, dançaram e beberam ao redor de uma fogueira. 
A aguardente servida no luau, também foi 0800.

             Não chegamos a participar efetivamente do luau rumando um pouco depois para o alojamento. Neste,  o silêncio começou a reinar  quando o dia já estava clareando. Cada grupo que ingressava, vindos da bailanta ou do  luau, gritavam, cantavam, comentavam, outros outros gritavam por silêncio.... era o acampamento.

              O SÁBADO NO SUL & MOTOS           
 
O sábado  que começou até muito cedo para mim, se apresentou com uma temperatura bem geladinha. 
O que sobrou do luau da noite anterior
       Uma bela caminhada pelo parque que, notada e diferentemente da sexta, apresentava uma lotação muito interessante. 
              
  Diversas barracas, trailer's e outros veículos compunham um outro cenário. Os pavilhões destinados aos acampamentos já estavam todos lotados, restando a beira do lago, algumas pequenas encostas ou um cantinho qualquer para a montagem de barracas.

Às 7h30 o café -0800- estaria sendo servido, porém desde pouco antes alguns já estavam a esperar que as portas fossem abertas para a refeição matinal.
O pequeno atraso se muito em função da entrega dos pães, por parte da padaria contratada para tal, porém nada que viesse a causar algum mal estar em alguém. 
  
  Paralelo a isso, a turma da limpeza dos espaços, já recomeça o seu trabalho. Aliás, essas equipes trabalharam muito de modo que todos os ambientes sempre se apresentaram limpos e higienizados.
Por vezes, a impressão era de que todas  as equipes de apoio do Moto Grupo Bicho Véio se multiplicavam. Assim foi na recepção, no credenciamento, no jantar, nos cafés, ao longo dos shows, retaguarda de banheiros, alojamentos e no parque como um todo.
                   Equipes valorosas... muito valorosas e, todas vestindo o amarelo do Moto Grupo.
                                 
                 Aproveitamos o pós-café, para um chimarrão, e lá voltamos ao estande da KI Mate. Novamente a gentileza e cordialidade do atendente foi surpreendente e, sai  mateando pelo parque.
     Devidamente instalados, alguns motociclistas do uruguay estampavam seus estandartes, bem como o pessoal da organização do 14º Mega Show de Motos de Melo, que divulgaram o evento internacional, também do Uruguay
      De moto, deixamos o parque por volta das 10h, indo para o centro da cidade, de modo a passear e rever alguns pontos da cidade das pedras preciosas.
Dentre outros, os  bancos da praça principal, se destacam em muito pelos diversos versos e poemas neles inscritos. Uma excelente viagem na poesia e na literatura brasileira.

 Uma grande placa, na esquina de um dos cruzamentos da praça, estava a indicar os caminhos para o evento de motos.
                     A cidade é bem pequena, no entanto a hospitalidade do povo é marcante. 
Limpa e  agradável quanto aos deslocamentos, a cidade encanta a quem a visita. Passeio igual, fizeram inúmeros outros motociclistas com os quais cruzamos pela área central da cidade.
                         
De volta ao parque, agora para receber o troféu de participação, com a entrega sendo efetuada pela direção da Associação e mais um personagem importante do nosso motociclismo: o camarada Brucutu.

Uma ML Honda 1979
Uma CG Honda 1978
Outros passeios pelo parque na tarde de sábado, com a presença de algumas relíquias e  outros veículos um pouco diferenciados e muitas motocicletas

                               
                         A chegada do prefeito municipal, Paulo Cattaneo, um grande incentivador do motociclismo gaúcho.

                                 E começou a solenidade de abertura oficial do 15º Sul Americano de Motos de Soledade
       Presentes a diretoria do Moto Grupo organizador, diretoria da AMO/RS e outros, tendo muitas apresentações artísticas por parte das invernadas artísticas mirins e juvenis locais.

                                      E a tarde foi  se esgotando e, sempre chegando ou saindo motociclistas, num vai e vem muito movimentado.

                         TRANSPORTANDO A BARRACA                    
A chuva até ameaçou chegar de repente, então correr com a barraca, em punhos, para tentar um lugar coberto. Mas foi só um susto, por aquele momento.
                                  Foi com a noite que uma verdadeira multidão se concentrou mais para os lados da praça de alimentação e local dos shows. A chuva chegou bem forte, e foi escassa a circulação por outras áreas do parque.
                                                        E o parceiro Cláudio, de Santa
Maria, chegou. Como se sabe, trata-se de um dos mais novos integrantes do nosso Moto Grupo.
           Foi a estreia do nobre amigo, com as cores do Moto Grupo Com Destino em um evento de motos.
              Foi ótimo o nosso encontro. É sempre muito bom ter um motociclista experiente e com muitos quilômetros de estrada em nossas fileiras.
                Cláudio estava acompanhado da motociclista Sandra, da cidade de Triunfo, que também integra um moto grupo daquele município.  Com ela, trocamos algumas ideias e a mesma se mostrou muito interessada em rodar junto com o pessoal do nosso Moto Grupo.                
                                      Foi muito boa a noitada, com destaque para o Show da Banda Só Creedence, de Porto Alegre que verdadeiramente levantou a galera. 
Com a presença forte da chuva, deixamos as dependências da festa, indo direto para o alojamento. A hora já estava bem avançada, porém certamente muito longe da hora final da festa de sábado.
                                      
                               O DOMINGO E A HORA DA VOLTA       
   Muito cedo, começou a barulheira do desmontar acampamento. A chuva que caía, isto por volta das 6h, parecia fazer acelerar ainda mais o desmonte das barracas. 
Em pouco tempo, o ronco dos motores foi quem ditou as ordem para o despertar.
E se foram as motos
Desmontaram-se as barracas
Aos poucos, o cenário foi se modificando, as barracas sendo guardadas e o que antes era uma mar de motos e barracas foi ficando  no cinza plano, dos pisos.

                             Um belo café da manhã, ainda 0800, foi servido pelo irmãos do Bicho Véio.
                               Cláudio e eu nos encontramos na refeição matinal e, ali mesmo nos despedimos, eis que o parceiro iria ainda dar uma volta lá por Triunfo, porém sem hora certa para começar a viagem de retorno.

         Foi isso de 15º Sul Amerciano de Motos de Soledade. Um excelente evento, com muita atenção para os detalhes e, isto, é que faz a diferença.
          Foi tudo quase perfeito, pois de nem tudo tomei conhecimento. Aquilo que vi, aprovei!
Quanto ao público, certamente não chegou aos mais de 7 mil da edição anterior, mas como nem sempre quantidade significa qualidade, penso que o evento foi:  beirando o excelente.
    Parabéns parceiros incansáveis do Moto Grupo Bicho Véio. 
      Vocês fizeram uma grande festa.
         Parabéns Soledade!  
                                                                                                         
                                                        
UM (PARÊNTESES) AMIGO PARA UMA GRANDE AVENTURA

                               Neste mesmo final de semana, os parceiros ANGELINO, PAULO  e BRITO, integrantes do Moto Amigos do RS, fizeram uma grande aventura pelos Campos de Cima da Serra, e Serra Catarinense, com passagem por lindas paisagens, asfalto, chão batido em mais de mil quilômetros rodados.
                    Abrimos espaço para este registro, pois o Moto Amigos do RS, é composto por vários moto grupos, inclusive o nosso COM DESTINO, que se unem para viagens de longa distância.


Parabéns aos parceiros que efetuaram o seguinte roteiro:
      Porto Alegre, Criciúma, Urussanga, Orleans, Lauro Muller, Serra do Rio do Rastro, Urubici, Serra do Corvo Branco, São Joaquim, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Tainhas, São Francisco de Paula, Taquara e Porto Alegre.

Até um outra.

Fotos:   Gilberto Cesar, Cláudio e Grupo Moto Amigos do RS
Relato:   Gilberto Cesar











Moto Grupo Com Destino
Porto Alegre, Feliz, Vale Real, Alto Feliz, São Sebastião do Caí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Contenda, PR. 
  

Motociclismo: o que nos move são as vontades.  
                Motos, Viagens, Emoção, Liberdade .. são algumas delas.
gilberto cesar















































































































                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário