segunda-feira, 22 de junho de 2015

1º São Chico Moto Fest

FESTA DO PINHÃO 
EM 
SÃO FRANSCISCO DE PAULA


                                              Junto à 19ª Festa do Pinhão, a cidade de São Francisco de Paula fez acontecer o 1º SÂO CHICO MOTO FEST, uma  sacada da Prefeitura Municipal para incrementar, ainda mais, o turismo de inverno na serra gaúcha.




          Em se falando de inverno, é  falar das cidades da Serra e, São Francisco de Paula está entre as que oferecem um bom leque de eventos e bons motivos para a ela visitar.
          


            Assim foi neste final de semana, 19, 20 e 21, em que lá aconteceu o 1º São Chico Moto Fest.  
     Lá comparecemos, MOTO GRUPO COM DESTINO, mesmo que desfalcados de muitos  dos nossos integrantes, devido a ausências pelos mais diversos motivos, o que é comum e sempre entendível.
              Vale lembrar que a ideia primeira era, em São Francisco, visitar a cidade, o Moto Fest  e depois fazer um grande acampamento na casa do Roberto, parceiro motociclista de Porto Alegre, que lá tem casa de inverno.
                     Um pouco antes, Fabiane Labernarde, da cidade de Gravataí e, a quem conhecêramos quando do passeio a Cambará do Sul, 2014, envia e-mail dizendo que estava novamente motociclada, ou seja,  havia adquirido uma Shadow.

      De plano pergunta por onde anda o Grupo e qual seria a próxima rodada.  
                Disse Fabiane: ..." é uma Shadow velhinha"... mas dá para rodar.
 A ela falamos da Festa do Pinhão, do 1º São Chico Moto Fest, ao que Fabiane se interessou e  combinamos então ir para o Moto Fest
                          O sábado, 20, em Porto Alegre amanheceu lá com seus 7º graus, típicos de junho, com um vento gelado, o  que diminuiu em muito a sensação térmica. Nem por isso deixamos de cumprir com o bom ritual de vestir os trajes, esquentar o motor, abrir a garagem, ganhar as ruas  e logo a estrada. Claro, passar em Gravataí onde Fabiane estaria a esperar, sem erros, ou seja,  na praça principal da cidade, em frente  a igreja principal da cidade.
                     Às 9h, roncou a Shadow da Fabi  em volta da praça.      
As saudações, pois fazia um bom tempo que não nos víamos e, a apresentação da nova  motoca.                                       
                                                         Uma linda Shadow 1998. 
        
 U"achado", disse Fabi, pois a motinho lá com seus 17 anos, está com incríveis 37mil km rodados.
   Particularmente, eu diria que se trata de uma "Princesa de Garagem" pois pelo relato, o proprietário anterior a levada para tomar um sol e,           ... lá de vez em quando. 
                 

Feitas as apresentações, rumo à estrada. 
                  Por solicitação da Fabi, velocidade reduzida, pois que está ainda conhecendo a "Princesa"
         E assim, aos 70km horários começamos a viagem, bem como a friolenta subida da serra. 
       Em Taquara, uma parada para um café quente, ao que outros tantos motociclista já o faziam.
Um café em Taquara
     Na sequencia, e a pouco mais de duas horas, chegamos em São Francisco de Paula, que  ainda estava num bom vagar e com muitas pessoas postadas pelas ruas, sob o sol, procurando é óbvio o bom calor da estrela maior.
                                


Uma boa caminhada pela rua principal da cidade, foi o que fizemos de plano, claro, sob o mesmo sol. 


Visita a lojas de artesanato e depois  ao local da 19ª Festa do Pinhão, que acontecia no campo de futebol. 

Isto tudo foi percorrido à pé, dada a pouca distância de tudo.


São Francisco que é bem pequena e aos poucos foi se transformando.
                                         
                           Nas ruas, o ressoar dos diversos motores anuncia a chegada dos motociclistas. Na feira e nos  estandes, o predomínio das roupas de couro, das cores preto e branco, dos coletes, dos lenços, das botas e a alegria contagiante das diversas tribos. 



E assim, como que num encanto, ao meio dia  a cidade já era uma outra.
                     
 Em meio a isso o feliz encontro com os parceiros João Petry e Luiza Simoni, ambos da cidade de Feliz
            A dupla que chegara um pouco antes, também tivera a mesma impressão de que o encontro não "aconteceria", dada a baixa movimentação e pouca presença de motociclistas. Mas como falamos, tudo mudou e a São Francisco ficou agitadíssima.
João, Gilberto Cesar e Luiza Simoni
       Destaque para "Nega Bandida", como o João chamou e postou fotos da sua Harley-Davidson, sexta-feira nas redes sociais,   ,......  "prontinha e carregadísisma", era mensagem postada pelo Petry. 

                  Luiza compareceu pilotando  a sua Ninja 300.
Luiza levou o chimarrão. 
De plano a Harley do João, carrregadíssima.


                                          No interior do espaço destinado para a Festa do Pinhão, e consequente feira de produtos, uma rádio comunitária da cidade efetuava  transmissões e entrevistas direto do evento.


     

 Destaque também a feira de produtos oriundos do pinhão, tais como: pães,doces, cucas e  quentão.  
 




                  Mais algumas voltas pela local do encontro de motos, mais uma caminhada pela rua principal e encontro com o amigo Roberto, que havia chegado a pouco à cidade. A conversa teve uma pequena duração, posto que estávamos a caminho do almoço e Roberto a caminho de sua casa, já sabendo que o "acampamento" fôra cancelado em função da ausência de grande parte do grupo.
Rua principal da cidade de São Francisco de Paula

                    E partimos para o almoço, Fabi, Luiza, João e eu. O local escolhido foi o Restaurante e Pizzaria Tertúlia. Nossa intenção era uma sopa de capeleti, o que segundo o proprietário, somente poderia ser servido após as 14h, ou seja, assim que terminasse o "buffet". 
JComo as apções de restaurantes eram poucas, ao Tertúlia retornamos um  pouco depois das 14h . João e Luiza não provaram da boa sopa, pois haviam, pouco antes,  saboreado pizza caseira, na festa do pinhão.
          A boa comida do Tertúlia, traz consigo alguns ingredientes interessantes: local simples e aconchegante, comida farta, com um preço muito acessível. 
                Na porta principal do restaurante, as marcas do motociclismo, estampada por meio de adesivos de inúmeros grupos que por lá passaram. 
Alguém do MG Com Destino já havia passado pelo Tertúlia 



                              
 Definiram  João e Luiza que fariam acampamento no ginásio da cidade, local destinado aos campistas, muito embora a insistência do parceiro Roberto  para que ambos lá ficassem.



 
Disse que João que já saíra programado para estrear a nova barraca e além disso, o encontro com o casal amigo, Maicon e Tatiane, de Nova Petrópolis, também em camping, os motivara a ficar nas redondezas do evento.
                                   

                     E nós começamos o retorno para Porto Alegre e Gravataí. Fabi estava a alertar que a noite costuma cair sempre mais cedo na serra, principalmente no inverno. Atentos, às 15h40min pegamos a estrada. Um abastecimento nas motos, ainda em solo francisquense e  começamos a descida da serra. 
          Com velocidade semelhante a da manhã, uma nova parada agora já em Gravataí para as despedidas. Fabi para Gravataí e eu para Porto Alegre, onde cheguei ainda sob os resquícios das últimas luzes naturais do sábado.

         No Domingo,  João e Luiza passaram  informações de que tudo foi perfeito. Camping excelente, frio suportável e o retorno para a cidade de Feliz às 13h com chegada à capital do chope às 15h. Ambos tiveram ainda a companhia de uma pequena garoa.
                Terminou assim mais um passeio, mais uma boa jornada. 
         Foram pouco mais de duzentos quilômetros, pouco é claro, porém de excelente estrada, dias de frio, porém aquecidos pelas amizades e o bom convívio com o povo das duas rodas.
                São Francisco de Paula fez boa festa.  Fez boa recepção e, nós fazemos a recomendação: vale muito subir a serra. vale muito visitar a São Chico de Paula.


Abraços, e até uma outra.  
Relato:   Gilberto  Cesar 


OUTRAS FOTOS:
Luiza e João

Uma das feiras na Festa a do Pinhão
Um Pilão no preparo da Erva de Chimarrão






Fabi, Gilberto Cesar, Luiza e João








Um triciclo, no evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário