terça-feira, 8 de abril de 2014

MOTO MORANGO FOI COM MUITO SOL


       

                                       







     Em Bom Princípio se realizou neste, final de semana, a 4ª Edição do MOTO MORANGO, recebendo por consequência um grande número de motociclistas, oriundos das diversas partes do Estado e também de estados vizinhos do Rio Grande do Sul.  

     Com um final de semana radiante, muito propício para a prática do motociclismo, a cidade, desde a sexta feira, já estava convivendo com o ronco dos potentes motores, com o colorido dos macacões esportivos e também com a sobriedade das roupas pretas dos estradeiros.

A VIAGEM

          Diferentemente dos demais eventos que têm participado, para o Moto Grupo COM DESTINO, este se destacou no tocante ao deslocamento. Nossa partida aconteceu à tarde, mais precisamente por volta das 14 horas. Isto se deu em função de compromissos e, também, por combinação com os componentes do MG da facção Bom Princípio e Feliz
 
       As 13h30min no local do encontro, Posto Laçador, Jonas e Gilberto Cesar, enquanto aguardavam ao Paulo Figueiredo, aproveitaram para trocas de ideias e uma boa conversa com o casal Fernando e Eliana que, de Shadow, estavam rumando para um passeio pela Rota do Sol, indo até Caxias do Sul. 
Fernando e Eliana estiveram em São Lourenço do Sul, e foi muito bom recordar o evento lá ocorrido.



       Composto o grupo, o MG COM DESTINO deu início à viagem para Bom Princípio na maior das tranquilidades, sendo que foram percorridos, em pouco menos de uma hora, os 98 km que separam a capital dos gaúchos da capital nacional do moranguinho.
          Lá chegando, bem de pressa nos ambientamos e nos misturamos com um grande número de motociclistas e motos, que ordenadamente lotavam o Parque Municipal, localizado no centro da cidade. 
                                      






Rapidamente,também, encontramos com os colegas do MG COM DESTINO, Deise Wartha, anfitriã, e o Anderson, da vizinha cidade,  Feliz.






O EVENTO
      No palco principal do evento, acontecia um show que logo se identificava como de uma grandeza extraordinária, ora pela qualidade do som, ora pelo que estava sendo tocado. 
      Estamos falando da Winterschneise Blaskapelle - Orquestra de Sopros de Bom Princípio, que iniciava a sua apresentação na tarde do sábado.
      
     Com um repertório de músicas bem variado, sem dúvidas nenhumas, a orquestra agradou a todos os presentes. Além das canções populares, foram tocadas, especialmente para os motociclistas, canções dos Beatles, do Abba, dos Bee Gees, do Village People, do Elvis Presley e da Jovem Guarda.

     A Orquestra de Sopros de Bom Princípio, hoje, possui mais de 50 integrantes, entre 11 e 45 anos, e foi criada no intuito de abrilhantar os eventos da cidade, integrar a comunidade com uma atividade artística saudável e, principalmente, de tocar nos municípios nos quais, muitas vezes a população não tem condições de sair da sua cidade para assistir um show ou concertos.

O PARQUE DE EVENTOS
          A seguir, um passeio pelo parque, visitação aos estandes, e a compra de cuca, um produto típico da região, que estava sendo comercializado pelo Clube de Mães da Cidade. 
O Clube de Mães tem sua sede no interior do parque, o que facilita a integração e a divulgação dos trabalhos das senhoras junto aos diversos públicos que frequentam o parque. 
 
        Particularmente, para nós do MG COM DESTINO, isto é de grande valia, pois estamos sempre defendendo a participação e integração com os eventos motociclísticos dos agentes do município que fazem acontecer, tais como os clubes de mães, os artesãos, os grupo de cultura, dentre outros.
    Bom Princípio, deu um ótimo exemplo de que isto é possível.

CONHECENDO FELIZ
           Visitado o parque, é hora de ir visitar a cidade do Anderson. Feliz dista 8km de Bom Princípio.
       Em meio ao passeio, chega Ricardo, amigo do Paulo Figueiredo e que está voltando a andar de motocicleta.


Outrora tivera uma esportiva, afastou-se das duas rodas e retorna aos poucos, agora utilizando a Shadow do Paulo, aquela mesma que fora a Brasília, com o MG COM DESTINO em julho de 2013.
 
      Rumamos, então, para Feliz.
  Estrada cheia de curvinhas, muito verde e uma paisagem encantadora nos levaram até a terra do Festival Nacional do Chope, que,  coincidentemente estava acontecendo. As datas do festival, edição 2014, são 5 e 12 de abril.
          Em Feliz, desde o início da tarde, estava acontecendo o esquenta”, uma espécie de .. aqui, a festa já começou.... e bem antes do horário programado”

O esquenta acontece na praça principal da cidade, é aberto ao público em geral sem a cobrança de ingressos e cada qual leva seu chope, sua cerveja, sua comida, e a alegria é geral. 
Tem som mecânico e a  participação de bandinhas típicas e de muitos moradores,  vestidos a caráter para o festival de chope. 

          Indiscutível é que o festival propriamente dito, que acontece a três quadras da praça do “esquenta”, deve ser muito legal, mas que na praça a festa estava pra lá de animada, isto é uma grande verdade.
          Como estávamos de motocicletas e programados para retornar no final da tarde para Porto Alegre, tanto em Bom Princípio, quanto em Feliz ficamos apenas na água, tão somente admirando as respectivas festas.
     Restou,  é óbvio, passear e conhecer a tranquila Feliz. Sua vida, os bons costumes, o rio e a ponte de ferro,  que é uma das atrações turística da cidade.
      


Tudo visto, retornamos para o Moto Morango, em Bom Princípio, e pronto para daí retornar para Porto Alegre.
          Mais umas garrafas de água e eis a grande surpresa: Jonas e Paulo resolveram ficar no Moto Morango. 
           Sem dúvidas, o final da tarde já apontava para uma grande noite de shows e confraternização entre os motociclistas.
     Decisão tomada, retornariam, então Ricardo e Gilberto Cesar, ficando na terra dos Warta os motociclistas Jonas e Paulo. 
Coube ao Anderson voltar a Feliz, para pegar sua barraca, que serviria  de abrigo aos citados.

          O primeiro retorno,  então, foi do Ricardo e Gilberto Cesar, que logo enfrentaram o cair da noite. Porém rodando tranquilos. 
Apenas como transtorno a lentidão do trânsito no trecho São Leopoldo / Sapucaia do Sul, que, em função das obras de um novo viaduto, deixa o trânsito lento não mais do que 30km/h. 
Obviamente, para lograr a isso e não chegar tão tarde em Porto Alegre, optamos por rodar em meio ao lento tráfego. Contudo, também a não mais do que a 50km/h por hora. Resultado: a curta viagem levou bem mais do que 1 hora e meia, mas sem problemas e tendo como lema … rodar sempre com prudência e segurança .... isso nos importa. ”


      Em Bom Princípio, para a turma que lá ficou, relata Deise Wartha que a noite seguiu muito animada.

         
  Aconteceram o show do Alto Giro, acrobacias e manobras radicais e,  mais tarde,  os shows da banda The Trevellers e do AC/DC Cover. 
 
      Findada a noite, o grupo se dispersou e,  da dupla que ficou na barraca, Paulo acordou bem mais cedo e logo rumou para Porto Alegre, tendo Jonas iniciado o seu retorno por volta das dez horas da manhã.


Assim, foi Bom Princípio,um ótimo encontro, apesar de nossa passagem meteórica por lá.



Relatos: Gilberto Cesar e Deise Wartha
Revisão: Cesar Trindade de Oliveira
Fotos: Jonas Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário