segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Em 2014 A Escolha é Sua

I N F O R M A Ç Ã O
Deu na imprensa especializada

Veja 50 motos esperadas para 2014

Novidades para o Brasil são focadas no segmento de premium. Honda terá a CB 500X, enquanto Ducati, Triumph e Harley se consolidam.

BENELLI
Benelli B600 Trail (Foto: Raul Zito/G1) 
Benelli B600 Trail
  O modelo utiliza como base a naked BN600, mas recebeu roupagem aventureira para se tornar mais versátil. 

 
Benelli BN600 (Foto: Rafael Miotto/G1)Benelli BN600         Deixando de lado a tradição dos modelos anteriores, que possuem motores de 3 cilindros, a BN600,  representa nova fase da Benelli.  Desde 2005, a marca italiana pertence ao grupo chinês Quianjiang, também dono da Keeway. A BN600 é um naked, com motor de quatro cilindros e 82 cavalos (dados de fora do Brasil), que chegará ao mercado brasileiro em 2014, com preço a partir de R$ 25.990.
 
 
Benelli TNT 899 (Foto: Divulgação)Benelli TNT 899   A TNT segue a linha de modelos mais tradicionais da fabricante italiana e está equipada com motor de três cilindros. Com 898 cc, o tricilíndrico rende 98 cavalos de potência e 7,65 kgfm de torque. De acordo com a empresa, as vendas começam em janeiro por preço a partir de R$ 38.990; a montagem será feita pela Bramont em Manaus.

 
 
Benelli TNT 1130 (Foto: Divulgação)Benelli TNT 1130 Dentro da linha que utiliza motores de 3 cilindros 1.131 cc, o estilo naked é também representado pela TNT 1130.  Montada em Manaus, as vendas começam em abril de 2014 e o valor será de R$ 44.890.
 
 
Benelli TRE 899 K (Foto: Divulgação)Benelli TRE 899 K   A TREK 899 utiliza a mesma base da TNT 899, mas recebeu alterações para se tornar uma moto mais versátil, com aptidões aventureiras. As vendas da moto começam em janeiro com preço partindo de R$ 45.690, com a montagem sendo feita em Manaus.
 
 
 
Benelli TNT 1130 K (Foto: Divulgação)Benelli TNT 1130 K
Outra integrante da família 1130 é a TRE K, modelo que apresenta visual aventureiro, porém, com aptidões de melhor desempenho no asfalto. Sua base motriz é a mesma da TNT. Com vendas começando em janeiro, seu valor será de R$ 52.890.
 
Benelli TRE 1130 Amazonas (Foto: Divulgação)Benelli TRE 1130 Amazonas
Como versão mais aventureira da linha 1130, a Benelli tem a TRE 1130 K Amazonas. O modelo é parecido com a TRE K, mas recebeu características mais aventureiras, como protetores de mão e rodas raiadas. Custando a partir de R$ 56.490, a moto também será montada em Manaus pela Bramont.
 


 
BMW
Maxiscooter BMW C 600 Sport (Foto: Raul Zito/G1) 
BMW C 600 Sport
         O segmento de scooters terá mais um jogador de peso em 2014: a alemã BMW.  Com início das vendas previsto para o começo do ano, o modelo será importado da Alemanha e deve custar em torno de R$ 50 mil.
 
BMW S 1000 R (Foto: Rafael Miotto/G1)BMW S 1000 R
                                                                          Apesar de a base ser a mesma da superesportiva S 1000 RR, a S 1000 R perdeu as carenagens de sua “irmã” e ganhou farol novo, também no estilo assimétrico. O motor de 4 cilindros e 999 cc foi modificado, passando de 193 cv, na RR, para 162 cv, na R, com o objetivo de valorizar os médios giros. Controle de tração e freios ABS estão no pacote.
 
BMW R 1200 GS Adventure (Foto: Rafael Miotto/G1)BMW R 1200 GS Adventure
              O modelo traz tanque de 30 litros pneus com maior capacidade off-road, protetor de tanque e motor, além de suspensões 20 mm mais longas que as da GS normal.
 
BMW R 1200 RT (Foto: Rafael Miotto/G1)BMW R 1200 RT
Recebendo o novo motor da marca já presente na R 1200 GS, a estradeira R 1200 RT também foi revigorada em 2013. Além de ganhar mecânica mais moderna, o modelo ficou mais parecida com a K 1600 GT, ganhando dianteira similar. 



 

DAFRA
Dafra CityClass 200 (Foto: Raul Zito/G1) 
Dafra CityClass 200
  Após o sucesso do Citycom 300i, a empresa já anunciou a chegada do Cityclass 200i ao Brasil, com previsão de início das vendas para maio. O produto terá fornecedores da China.

 
Dafra Maxsym 400i (Foto: Caio Kenji/G1)Dafra Maxsym 400i
Seguindo os passos do Citycom 300i,o Maxsym  tem origem da marca taiwanesa SYM O preço ainda não foi definido, mas o scooter fará frente com o Burgman 400i da Suzuki.
 
SYM Maxsym 600i (Foto: Rafael Miotto/G1)SYM Maxsym 600i
O modelo segue a base do 400, mas com motor “bombado” e  será vendido no mercado brasileiro.



 

DUCATI
Ducati Senna moto (Foto: Rafael Miotto/G1) 
Ducati Senna moto1199 Panigale S
Após encerrar parceria com o grupo Izzo, 2014 será recheado de lançamentos para a Ducati no país. A 1199  chega no segundo semestre ao Brasil, único país que terá a moto. O preço ficará entre R$ 110 e R$ 120 mil.
 
Ducato 1199 Superleggera (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducato 1199 Superleggera
A Ducati utilizou a base da 1199 Panigale S para criar uma verdadeira máquinas das pistas para as ruas. Com materiais resistentes, como titânio e magnésio, a moto ficou mais leve e mais potente, ultrapassando os 200 cavalos de potência com seu motor bicilíndrico. 
 
Ducati 899 Panigale (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducati 899 Panigale

Em 2013, a fabricante italiana também expandiu a “família Panigale” para menores cilindradas. A moto substitui a antiga 848, mas com visual e tecnologia similares aos da 1199. As vendas começam no segundo semestre de 2014.
 
Ducati Monster 1200 (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducati Monster 1200
  Evolução da Monster 1100, o modelou herdou o motor bicilíndrico, que na Monster 1200 gera 135 cavalos de potência. Na versão S, mais esportiva, a potência sobe para 145 cv. 
  
Ducati Hypermotard (Foto: Raul Zito/G1)Ducati Hypermotard
Outra novidade da Ducati para os brasileiros em 2014 será a nova geração da linha Hypermotard. O modelo faz o melhor estilo “supermoto”, com visual off-road, mas melhor desempenho no asfalto.  
 
Ducati (Foto: Raul Zito/G1)Ducati Hyperstrada
A moto ganhou adventos para melhorar seu desempenho na estrada e ganhar conforto. A motocicleta possui dois bagageiros e bolha dianteira, melhorando a proteção aerodinâmica.



 

HARLEY-DAVIDSON
Harley-Davidson CVO Breakout (Foto: Rafael Miotto/G1) 
CVO Breakout

                  Para 2014, a Harley-Davidson traz uma série de novidades. Entre os lançamentos, um dos destaques é a exclusiva CVO Breakout. A sigla CVO indica modelos da série “customizados de fábrica” pela H-D.    As vendas vão começar ainda em janeiro, sem preço definido. 
  
Harley-Davidson apresenta novidades no Salão Duas Rodas 2013 (Foto: Raul Zito/G1)Harley-Davidson CVO Limited
Outra integrante da família CVO a chegar ao Brasil no mês de janeiro será a CVO Limited, identificado pela H-D como a moto mais moderna da linha. Esta moto traz o famosos filtro de ar Screamin’ Eagle  para otimizar a performance do propulsor de dois cilindros e 1.800 cc, além de contar com as inovações do projeto Rushmore, que modernizou as motos da marca.

 
Harley-Davidson Fat Bob (Foto: Caio Kenji/G1)Harley-Davidson Fat Bob
A Fat Bob vai chegar às lojas brasileiras até o final de janeiro, ainda sem preço definido.      Detalhes visuais como aros dos faróis e cobertura do amortecedor traseiro foram renovados.         Seu motor é o Twin Cam 96 de 1.600 cc e dois cilindros, com transmissão de seis marchas e ABS de série.


 
Harley-Davidson Forty-Eight (Foto: Raul Zito/G1)Harley-Davidson Forty-Eight  XL 1200X
Como estreia na família Sportster no Brasil, a H-D começa a vender a Forty-Eight até o final de janeiro. O modelo faz parte do estilo Dark Custom e traz o tanque no estilo “peanut”, que apareceu nos produtos da marca pela primeira vez em 1948.

 
 
Harley-Davidson Ultra Limited (Foto: Raul Zito/G1)Harley-Davidson Ultra Limited
Entre as novidades da Harley-Davidson para 2014, está a Ultra Limited, a principal estradeira da marca. O modelo foi repaginado no que a marca chamou de projeto Rushmore, ganhando a inédita refrigeração com sistema misto de ar e líquido. Antes, nenhum moto da linha clássica da H-D tinha este tipo de sistema. 

Harley-Davidson Street Glide (Foto: Raul Zito/G1)Street Glide 
 
Outro modelo que faz parte do projeto Rushmore é a Street Glide, porém, a refrigeração mista líquido/ar é restrita à Ultra. No caso da Street houve a atualização do motor, que passa a ser High Output Twin Cam 103" foi otimizado em relação ao "Twin Cam 103" básico, trazendo 5% mais força.
 
 
Harley-Davidson Road King Classic (Foto: Raul Zito/G1)Road King Classic
Para a nova Road King as modificações são parecidas com a Street Glide, com a adoção do motor High Output Twin Cam 103.
 
Harley-Davidson Sportster 883 Roadster (Foto: Divulgação)Sportster 883 Roadster
A única integrante da família Harley-Davidson que ainda não tinha ABS era a linha 883, composta pela Roadster e a Iron. Os modelos terão o sistema antitravamento de série, além de receber novos componentes no guidão e nos freios. As vendas devem começar ainda em janeiro de 2014. 



   

HONDA
Honda CB 500x (Foto: Raul Zito/G1) 
Honda CB 500X

 Esta é a  CB 500X, modelo com visual aventureiro que a marca classifica como crossover. Segundo a empresa, as vendas começam no início do ano, ainda sem valor definido. Seu motor é o mesmo bicilíndrico de 50,4 cavalos de 471 cc de toda a linha.

 
Honda CB 650F (Foto: Rafael Miotto/G1)Honda CB 650F
A CB 650F possui características diferentes da antiga Hornet, mais mansa, com 87 cavalos de potência. 

  
Honda CBR 650 F (Foto: Rafael Miotto/G1)Honda CBR 650 F 
 

A exemplo do que ocorreu com a Hornet, sua versão carenada a CBR 650 F também foi atualizada.  As mudanças visuas são menos acentuadas neste modelo esportivo do que na naked, porém, as novidades técnicas são as mesmas, com a queda de potência e aumento de versatilidade.

 
Honda CBR 300 R (Foto: Rafael Miotto/G1)Honda CBR 300 R
  Para competir com a Ninja 300, a opção CBR 300 é a mais esperada.

 
Honda CBR 600rr (Foto: Raul Zito/G1)Honda CBR 600rr
Mantendo como base a versão anterior, a esportiva CBR 600 RR foi atualizada.  Fugindo do visual empregado na CBR 1000 RR, a 600 recebeu alterações na estética, que possui estilo retrô. 

 
Honda CTX 700N (Foto: Divulgação)Honda CTX 700N
A Honda amplia a gama 700 no Brasil, composta atualmente apenas pela NC 700X.  A CTX se diferencia por ser mais estradeira, como uma versão custom da linha NC. O motor é o mesmo bicilíndrico de 669,6 cc, que, na NC 700X vendida no Brasil, atinge 52,5 cavalos de potência e 6,4 kgfm de torque máximo.

Honda NC 750 X (Foto: Rafael Miotto/G1)Honda NC 750 X
No Salão de Milão 2013 a linha NC foi atualizada, tendo como principal novidade, a inclusão do motor maior, passando de 669,6 cc para 745 cc, com a potência atingindo 54 cavalos na Europa. Naturalmente, esta evolução deve ser empregada também no Brasil, que conta apenas com a NC 700X. 



 

Kawasaki
Kawasaki Ninja 1000 (Foto: Caio Kenji/G1) 
Kawasaki Ninja 1000

A moto chega ao país no segundo trimestre de 2014, ainda sem preço definido. A principal novidade é controle de tração, além de uma sutil reestilização. 

  
Kawasaki Z1000 (Foto: Rafael Miotto/G1)Kawasaki Z1000
O que naturalmente aconteceu com a Ninja 1000 também deve ocorrer com a Z1000 e o modelo atualizado deve chegar ao Brasil. Na dianteira, a moto recebeu um farol mascarado. O motor foi renovado e agora rende 142  cavalos  antes eram 138 cv.



 

Keeway
Keeway Rkx 300 (Foto: Caio Kenji/G1)Keeway Rkx 300
Para 2014, a chinesa Keeway também marca sua estreia par ao Brasil, em operação conjunta com a Benelli, sob a operação da Bramont no país. No total, a marca contará com uma linha de 8 motos. Um dos destaques é a urbana RKX300. 
 
 
Keeway Index 350 (Foto: Caio Kenji/G1)Keeway Index 350

As vendas da Keeway no Brasil estão previstas para começarem em abril e a empresa terá grande foco no segmento de scooters. O Index 350 será uma opção para competir com o Dafra Citycom 300i, que, até então, reinava tranquilo nesta faixa de cilindrada. 



 

KTM
ktm 200 duke (Foto: Divulgação)ktm 200 duke
Após mais um ano longe do Brasil, 2014 deve ser de retomada par a KTM dentro do Brasil. A empresa quer produzir montar motos no Brasil. Entre os modelos da gama, a 200 Duke deve ser um dos principais produtos da marca no país.
 

 

MV Agusta
MV Agusta Brutale 800 (Foto: Rafael Miotto/G1) 
MV Agusta Brutale 800

2014 será o ano de a MV Agusta, sob operação da Dafra no Brasil, introduzir sua linha de motos com motores de três cilindros. A partir de março, a naked Brutale 800 começa a ser vendida no Brasil.
 
 
Dafra Rivale 800 (Foto: Raul Zito/G1)Dafra Rivale 800
Outro moto que começará a ser vendida no Brasil, em julho, será  Rivale 800.  Apesar de levar como base o mesmo motor de Brutale e F3, a Rivale marca a entrada da MV Agusta em um novo segmento. A moto esboça um visual aventureiro, mas sua pegada é de características supermotard, com posição confortável e desempenho destindo ao asfalto.
 
 
MV Agusta F3 800 (Foto: Divulgação)MV Agusta F3 800
Completando a gama de 3 cilindros, a F3 chegará em março junto com a Brutale. Esta moto é uma legítima esportiva italiana, com motor de 798 cc, o modelo é capaz de atingir 269 km/h de velocidade máxima. Entre os dispositivos eletrônicos, estão acelerador eletrônico, controle de tração e mapas de gerenciamento de potência. 


 

Suzuki
Suzuki Inazuma (Foto: Raul Zito/G1)Suzuki Inazuma

Desde que apareceu na China, em 2011, ainda com o nome de GW 250, a Inazuma 250 (nome que ganharia mais tarde na Europa) é cogitada para o Brasil. A moto chega ao Brasil no 2º trimestre de 2014.  Com motor de dois cilindros e 24,4 cavalos, o modelo será opção para o segmento urbano de 250/300 cc.
 
A nova Suzuki V-Strom, em Jundiaí (Foto: Rafael Miotto/G1)V-Strom 1000
Principal novidade da Suzuki em 2013, a V-Strom 1000 foi confirmada pela marca para junho de 2014 no Brasil. Ainda sem preço definido, a nova V-Strom 1000 chega para preencher uma lacuna deixada por moto de mesmo nome há alguns anos.


TRIUMPH
Triumph Thunderbird Commander (Foto: Rafael Miotto/G1)Thunderbird Commander
No Salão de Milão, a britânica Triumph apresentou duas novas variantes da custom Thunderbird: a LT e a Commander.  A Commander é uma estradeira no estilo clássico, com rodas largas na dianteira e na traseira. 


 
Triumph Thunderbird LT (Foto: Rafael Miotto/G1)Triumph Thunderbird LT

Também confirmada para o Brasil, para meados de 2014, a variante LT da Thunderbird se tornou uma estradeira mais completa. Com a adição de alforjes, encosto para o passageiro e grande bolha na dianteira, o modelo ficou mais confortável para encarar longas viagens. 
 
 
Triumph Thruxton (Foto: Raul Zito/G1)Triumph Thruxton

 A  Thruxton é um modelo com visual clássico baseado em tendências dos anos 60 e 70. O modelo pode ser considerado uma Bonneville “bombada”, já que ser motor de dois cilindros é maior. Com vendas previstas para março de 2014, deve custar entre R$ 36 e R$ 38 mil.

 
Triumph Tiger Sport (Foto: Raul Zito/G1)Triumph Tiger Sport

Em maio, a família Tiger ficará completa no Brasil, com a chegada da Tiger Sport. O modelo é uma atualização da antiga Tiger 1050, que pode ser considerada a antiga geração da Tiger e pouco compartilha com as atuais Tiger 800 e Tiger 1200, mais aventureiras. Ao contrário, a Sport tem como principal piso de uso o asfalto.

 
Triumph Daytona (Foto: Raul Zito/G1)Triumph Daytona

Apesar de já contar com a versão top de linha R no Brasil desde o final de 2012, ainda faltava para a Daytona ter uma opção de entrada mais acessível. Sem preço ainda definido, a Daytona 675, sem o R, está prevista para chegar às lojas do Brasil em março deste ano. Apesar de mais simples, mantém o mesmo motor de três cilindros.



 
YAMAHA
Yamaha FZ-09 (Foto: Raul Zito/G1)Yamaha FZ-09 
 
Principal lançamento mundial da Yamaha em 2013, juntamente com o scooter de trê rodas Tricity, a FZ-09 veio para marcar um novo capítulo da história da marca. Retomando o uso de motores três cilindros, a FZ-09, também chamada de MT-09 em alguns países, possui propulsor de 850 cc que rende 115 cavalos. 
 
Yamaha V-Max (Foto: Raul Zito/G1)Yamaha V-Max

 A previsão de chegada das primeiras unidades é para março deste ano. Seu motor rende 200 cavalos de potência.


XTZ 150
Após entrar nos segmento das urbanas de 150 cc em 2013,  a Yamaha já tem  a versão trail da moto que se chamará XTZ 150.  A base de motor será a mesma da Fazer, mas as suspensões serão mais longas e rodas maiores, para enfrentar terra e terrenos esburacados.


TRAXX
Traxx Vector (Foto: Raul Zito/G1) 
Traxx Vector

Para 2014, a chinesa Traxx prepara novidade para o segmento das utilitárias de 150 cc. A aposta da marca será a Vector. O visual do modelo deve ser o principal atrativo, com linhas agressivas, e seu preço ainda não foi divulgado. 

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