domingo, 15 de outubro de 2017

Onze Carros e Um Destino: Orfanato

" Existem  trabalhos  cuja  medição  se torna  impossível, uma vez que a  régua se encontra  sob a guarda de Deus".                                                    

Foi exatamente isto que o Moto Grupo Com Destino  viu neste último final de semana, quando da visita para a entrega de gêneros alimentícios, vestuários, produtos de higiene e brinquedos para as crianças e jovens do Orfanato Santa Casa de Misericórdia da localidade de Forqueta, na cidade de Caxias do Sul.


                        Essa Ação Social, prevista no Regimento Interno do Moto Grupo, foi liderada pela componente Shayane Piccolli, Facção Vale Real, que, desde o mês de agosto, se esmerou incessantemente, trabalhando, buscando, mobilizando e incentivando a participação dos componentes e amigos do Moto Grupo Com Destino.
         A inspiração para a escolha do orfanato se deu, em muito, pela participação em dois eventos, chamados Rock Solidário, para arrecadações a para este mesmo estabelecimento, levados a efeito pelo co-irmão Moto Grupo Barões de Aço, de Caxias do Sulcom o qual temos travado excelente relação motociclística.                              

Já em plena campanha para a Ação, diversos estabelecimentos comerciais e de serviços se juntaram ao intento disponibilizando, em seus interiores, caixas coletoras para as arrecadações.                                  
A data para a entrega das arrecadações, por acerto com o Orfanato, ficou para o dia 14 de outubro, sábado, dois após as comemorações do Dia das Crianças.
Jogamo-nos, enquanto Moto Grupo Com Destino, na campanha, nas arrecadações, na divulgação e nos preparativos,  buscando quantitativos capazes de, realmente, fazer a diferença nas tulhas, nos armários e nos roupeiros do Orfanato
E as doações foram chegando, foram se avolumando.
                        E com muita chuva, ao longo da semana, chegou o sábado 14 de outubro de 2017.
Nos dirigimos para  Caxias do Sul, ponto de encontro dos componentes e amigos do Moto Grupo Com Destino que se encontravam com disponibilidade para lá comparecer e participar da visita e entrega das arrecadações.                       
É sabido que devido as agendas e compromissos diversos, nem sempre a participação é total dos componentes de qualquer agremiação, mas o que importou foi o engajamento e o envolvimento dos integrantes, amigos e parceiros ao longo da campanha.
Foi do Posto Sim, nas proximidades do Shopping Iguatemi, da terra caxiense, que o comboio composto por 11 carros e 21 pessoas , depois das saudações ,começaram a pegar o rumo para a Forqueta.
Forqueta é um distrito que dista 15 km da sede, Caxias do Sul.
A localidade teve seu desenvolvimento a partir da chegada da estrada de ferro em 1910. Atualmente, é a maior produtora de uvas e vinhos do município. Sua altitude é de mais de 800 metros e é considerado um parque temático a céu aberto, com seus casarios antigos e igrejas centenárias.               

Aos poucos, a estradinha bastante embarrada, porém com lindos cenários, foi anunciando um território de paz, uma comunidade silenciosa, em meio a muito verde e também a uma fumaça esbranquiçada, saída de uma chaminé, originária da queima de lenha de um fogão.                                                     
               Frio e chuva                   na Forqueta.                                        
Com muito carinho e bom acolhimento fomos de plano recebidos por uma das voluntárias da casa, a Patrícia.
Patrícia 



        Nosso ingresso na casa se deu pela pequena Capela ali instalada, ao que Patrícia foi explicando a respeito do funcionamento da comunidade, dos projetos, da organização, bem como das doações que recebem. É bem verdade que as dificuldades também vieram à tona, mas, frente ao trabalho que ali realizam, a superação nos pareceu estar por todos os lugares.                                      

Já na cozinha do estabelecimento, muito bem aquecida pelo enorme fogão à lenha, podemos entender bem mais das atividades, além de realizar uma melhor interação com a voluntária Patrícia e também com os

jovens que aos poucos foram surgindo...de um canto aqui, de   
 um canto acolá .... ao que     disse a voluntária:..  de cada porta ou de cada canto da casa, vocês vão ver surgir, sempre, uma pessoa ou outra ....  somos muitos aqui.  
                    Patrícia disse também que a grande maioria dos moradores da casa estavam "mais lá em baixo"  .... numa outra casa, porém no mesmo terreno, .... um outro espaço destinado também para o convívio das crianças e dos jovens. 

Então, hora de descarregar os donativos. Hora de enfrentar a chuva que insistia em cair e tratar de efetuar a entrega das doações recebidas.                      


      




     Foram muitas idas e vindas. Fila indiana, dupla fila e muita alegria ao munhecar as diversas caixas, pacotes, embrulhos e sacolas com os donativos.      
Pegando os pães
Arnaldo, Silvana e Shayane
Passada essa fase, começou uma segunda, que tratava do "preparo dos cachorros-quentes"  os quais seriam servidos para toda a comunidade e o pessoal do Moto Grupo Com Destino.                                                                 
A família Piccolli assumiu de vez o fogão, visando então  o preparo do molho e  demais ingredientes.                            Enquanto isso, os parceiros Moacir e
Moacir, Gilberto Cesar e Carlos
Carlos, do M.G. Barões do Aço, se despediram pois tinham ainda alguma estrada pela frente.            
O pároco, ao fundo
Iriam se juntar aos demais membros do M.G. que se encontravam rodando pela rodovia Rota do Sol.                                   Uma outra voluntária da casa mostrou os trabalhos artesanais que ali são confeccionados e colocados à venda no bazar da comunidade. Também nos foi apresentado o pároco, ali residente, e que sempre aos domingos celebra as missas na capela.
Palhaço Pamonha
                     Pamonha e Passoquinhaos palhaços que, mais tarde, iriam entreter as crianças, começavam a se preparar. 
        O molho já está pronto ! ... gritou o Arnaldo.                                        Então hora de montar os cachorros-quentes. 
        Mesa grande, panela grande, linha de produção também grande.                          
Começou a "montagem" dos cachorros-quentes.       
Linha de montagem, com a participação maciça dos componentes e amigos do Moto Grupo Com Destino ali presentes. 
Prontos os cento e sessenta cachorros-  quentes, o grupo começou a se deslocar para a casa "mais abaixo", onde a criançada se encontrava.
Nem todos os carros desceram, posto que agora já    descarregados, a lotação passou a ser com as pessoas.  
                                                         Logo se adentrou no ambiente, onde a criançada e jovens aguardavam pela visita, pelos brinquedos, pelos cachorros-quentes e pelos presentes.                       
Vera, a principal mentora do projeto dessa comunidade, nos foi apresentada, ao que  se disse muito feliz em receber o grupo de motociclistas, que ali se reunia para prestar solidariedade, parceria e expressar fecundo  entendimento do que é um trabalho social.                                                       
                    
Pamonha e Passoquinha passaram a comandar o espetáculo, iniciando com o lanche / almoço e refrigerantes.                                                       Nota 10 para os Piccollis !               
                   Ótimo!  ... Bom! ... Muito Bom!  ... Mais Um!... era o que mais se ouvia naquela hora, com relação aos cachorros-quentes.                                           
                    Mais de 50 canecas  foram entregues para a direção do Orfanato, visando de imediato, a não utilização de copos descartáveis pela instituição para aquele e futuros eventos.                                 
                   E começou a palhaçada        
       

     Passoquinha se apresentou e, de plano,  distribuiu uma passoquinha para cada um dos presentes. Falou do seu nome, bem como da alegria em estar ali.                                                                  Chamou o  Pamonha e, aos poucos, colocaram as crianças para brincar, para cantar e  para dançar.                                  Tendo como tema principal a higiene, Passoquinha disse que o Pamonha não gostava de tomar banho. Pediu ajuda para as crianças para um banho "simbólico" no Pamonha.      A gurizada logo falou:  ... " tem um rio ali em baixo .... vamos levar esse palhaço para tomar banho...."           
 Já "banhado", ainda restava um cheiro no Pamonha, disse Passoquinha ....   e perguntou:  o que é isso aí no teu coração  ....  são coisas minhas respondeu o Pamonha ....   vamos ver disse Passoquinha e aos poucos foi arrancando do peito do palhaço, papéis amassados com os dizeres: tristeza, melancolia, medos e incertezas ...                                             

E a criançada ajudou a substituir todos esses dizeres por outros, tais como: alegria, contentamento, certezas, coragem, determinação, etc   .... o palhaço foi ficando completamente cheiroso, deixando-se cheirar pela meninada.  
Passoquinha e Pamonha, em retribuição pela ajuda e participação das crianças, distribuíram um Kit para cada um, contendo shampoo,     sabonete, escova e pasta de dentes.
Foi muito mágico e lindo esse momento dos palhaços       
          Mais brincadeiras  aconteceram, e ao final, como forma de retribuição pela visita,  os jovens entoaram algumas canções para o grupo, o que se constituiu em um outro grande momento da abençoada tarde.                                                    
          Parte do grupo, ali residente, participa das aulas de música e canto com professor também voluntário, o qual chegou bem ao final da visita.          Apresentado, disse o professor  que estava à cata de diapasões, pois são muitos os alunos para poucos violões, o que faz com que os mesmos estejam quase sempre desafinados.                                               
Falou do desejo em ter mais violões, pois isto facilitaria em muito o trabalho do aprendizado musical.                                                                 
                         A criançada ainda nos convidou para jogar futebol, na lama, e depois banho de rio, ao que propomos deixar para uma outra oportunidade e começamos as despedidas.                       A chuva parou um pouco, o suficiente para todos irem para a "estradinha" para as despedidas.
              De nossa parte, foi uma tarde memorável.
              Surpreendente e extraordinária.                                 Felizes momentos foram os que passamos com aquela meninada, feliz, e com aquelas pessoas voluntárias, de fé, de bravura, brilho, glória e grandeza, pelo trabalho que efetuam e pela condução daquela comunidade.
       Muito feliz, foi a oportunidade de lá estarmos.
E assim, começamos a deixar o orfanato.
 

      Resta agradecer a todos os componentes do Moto Grupo Com Destino;
        Aos amigos do Moto Grupo Com Destino.
     Aos parceiros do Moto Grupo Com Destino.

A Missão foi Cumprida.

         Pessoas que foram ao Orfanato:
Alex (palhaço pamonha) Agnes, Arnaldo, Carlos, Carol, Ciane, Cleomar, Cristiane, 
Cristiane Marchi  Fábio, Fuca 
Gilberto Cesar, Janaína, Luciane, Márcia (palhaço passoquinha)Mateus,  Moacir, Rayana,  Shayane, Silvana, e    o pequeno Gustavo.
        Os parceiros que se juntaram ao nosso propósito:
 Ícone Moto Center (Angelo B C Dienstmann), Mercado Brambila e DalBosco (Luciele Brambilla), Loja Benoit/Vale Real (Fabi Egger), Salão de Beleza Flor de Lis (Ana Flor de Lis), Mercado Selbach (Hans Selbach), Loja CR Diementz/Feliz (Taís Cristine Wentz), Saci Materiais de Construção (Claudete), Banca Marchi (Luciane Marchi), Mini Mercado Galópolis (Vera) e Consultório Dra. Paula R. Bisol.

     Dois fatores foram preponderantes para a ausência das motos neste evento:
a) - os volumes das arrecadações;
b) - as fortes chuvas da semana no Estado do Rio Grande do Sul.
       Isto justifica em muito, o título deste relato posto que se o Grupo é de Motos, incomum a ausência das motos. 
Porém, como se diz que:   "os meios justificam os fins" ...       justificado então.

Abraços!

Fotos e Relato:Gilberto Cesar



Nenhum comentário:

Postar um comentário