terça-feira, 10 de março de 2015

15º Carbomoto

Butiá foi o DESTINO


15º  CARBOMOTO 

          Final de semana, 6, 7 e 8 aconteceu o simpático encontro de motos da cidade de Butiá, aqui na região carborífera, que fica distante 60km de Porto Porto Alegre.  
             Na realidade o nome Butiá,  é devido a um solitário  pé de butiá que ficava próximo à fazenda de  Luiza Severina de Souza, lá pelos idos de 1834.
 Esta planta isolada servia como ponto de referência a quem passava pelas estradas próximas a localidade.                
                       O Carbomoto é  organizado pelo  Moto Grupo ROTA 290.               

     Conforme agenda, o Moto Grupo COM DESTINO estaria rumando no sábado, com bate-volta no final da tarde.

Quem foi:
                 Jonas Santos - Gilberto Cesar -   Gelsomar Brasil - Márcio Cosenza - Michelle Ferrão - Deise Wartha - Anderson  - Afonso e Nelsi.

                      O encontro  do grupo aconteceu no tradicional posto laçador, às 9 horas, quando Gilberto Cesar, Jonas, Márcio e Mi se encontraram em meio a uma grande concentração de motociclistas, que ali aguardavam o passar um pouco da hora ou ainda que o respectivo grupo se completasse

                           O correto é  que pelos falatórios o destino era um só: 
Butiá
Aspecto do Posto,............ ponto de Partida dos Motos Grupos
                           Passando um pouco das nove horas, a chegada do Gelsomar Brasil, que há muito tempo estava ausente das estradas. Obviamente que foi grande a alegria em ter novamente o parceiro   junto ao grupo. 
Antes porém, Gelso precisaria comparecer a Confraria Hayabusa que acontece mensalmente. O evento estava marcado para as 10h junto ao  monumento Laçador, com direito a foto e tudo.
 Depois, então,  Gelso então rumaria,  solito,  para Butiá. 
                         Gelsomar está pilotando uma Haya 1300.

                               Frente a isso, começamos o deslocamento com Jonas, Shadow 750; Márcio e MI, Tenerê 670 e Gilberto Cesar Shadow 600
                                    De Porto Alegre até Butiá, seria  um pulinho, não fosse o exagerado fluxo de caminhões e as condições da BR 290, que neste trecho, chega a ficar crítico por vezes.
 Em pouco tempo adentramos a cidade de Butiá, que já respirava o Carbomoto desde a sexta-feira. 


Na entrada da cidade, a bela recepção aos visitantes, com boas-vindas, lanche 0800 e, com  entrega de troféu para os motos grupos inscritos.

Lanche na  Recepção, tudo 0800


Como  bons visitantes, também ali paramos e participamos do lanche que estava sendo servido pelas pessoas da comunidade. 

Comunidade e integrantes do MG Rota 290 


                      Quase rumando para o centro da cidade, local do evento propriamente dito, o encontro com os amigos Os Aliens,  Moto Casal Afonso e Nelsi, que desde a sexta-feira já se encontravam na cidade. Devido ao calor, algo em torno de 31º, o casal,  já devidamente ambientados e,  trajavam  bermudas e camisetas leves, ao passo que nós, recém chegados, ainda sob as roupas mais grossas, as apropriadas para viagens. 
Mas isto foi por pouco, pois  bastou estacionar as motos para que o grupo entrasse no clima festivo do evento e também já trajasse bermudas e camisetas.
                          
Afonso, Nelsi, Jonas, Gilberto Cesar, Márcio e Mi 
           Em meio ao mate amargo, um passeio coletivo pelo evento, visitação as bancas de venda de produtos motociclísticos e de alimentos.
Destaque aqui para uma das bancas, que oferecia produtos da própria comunidade tais como a Artesanato e outros feitos locais.

                 A turma,      se refrescando














Afonso, Jonas e Nelsi.



                                                                                Márcio e Mi


           O evento já se encontrava lotado. O Carbomoto tem essa boa característica, pois pelo fato de se realizar na praça da cidade, e esta ser bastante pequena, a impressão é de aproximação, lotação e muita vibração.
                                                                                     aspecto do evento


Boi no Rolete 




Enquanto isso, um ex-boi já se encontrava rodando sobre o braseiro. ...  é o tradicional boi no rolete que Butiá serviria aos convidados.

Fogo de 12 horas ..... 







                     Ao longo dessa caminhada, o encontro com o parceiro Gelsomar.
        
Jonas, Gilberto Cesar e Gelsomar 

                   Passando um pouco do meio dia, frente a grande fila postada esperando o Boi no Rolete, e até pelo atraso que se avizinhava para o servir, a turma rumou para um restaurante visando é claro um bom local para o almoço.
           Apesar do calor,  o grupo preferiu enfrentar uma caminhada de pouco mais de mil metros em busca de um dos restaurantes próximos ao evento.
                   Haviam dois locais:  um estava lotado e o outro mais lotado ainda.  Optamos pelo primeiro, porém com uma boa espera para os serviços. 

           É bem óbvio que a maioria dos motociclistas visitantes, sempre optam pelo conforto de mesas em  restaurantes, onde é possível sempre conversar, confraternizar, rever amigos tudo isso ao ambiente climatizado,  ..... ...  ... ora por sistema de climatização de ar...  ora por impulsionamento de aro que aliás foi nosso caso, pois o restaurante que, deu para ingressarmos,  o sistema utilizado para refrescar era por meio de ventiladores.
Mas com certeza, bem melhor do que enfrentar a fila do Boi no Rolete    que estava a cruzar por toda a praça.

     
Devidamente almoçados, e provados das deliciosas sobremesas, quase todas feitas a partir de doces caseiros tradicionais, tais como:  sagú, doce de abóboras, figo, ambrosias e outras, voltamos para o evento, agora sem um  local para a tradicional sesta ou descanso, posto que somente Afonso e Nelsi estavam hospedados em hotel. 

 Os Aliens, de Santa Cruz do Sul, chegaram à Butiá na sexta feira e, ficaram hospedados no hotel que leva o  nome da cidade.
         Jonas arrumou um cantinho na praça e, sob uma árvore, tirou um belo cochilo.

           Depois da sesta deles, e de caminhadas  nossa, a grande surpresa foi por conta da chegada dos parceiros e amigos Deise e Anderson, respectivamente das cidades de Bom Princípio e  Feliz. 

Na verdade quem ficou muito feliz foi nós, pois não     esperávamos e nem tínhamos notícias de que o casal  " Bom Feliz"  iria levar a Hornet 600 para um passeio até a cidade de Butiá e,  com isso desfrutar do bom Carbomoto.

Deise e Anderson
         Disseram ambos que estavam de bobeira e, por já terem cumprido com seus respectivos expedientes de trabalho. .....  daí aquela conversa e aquela vontade: vamos ao Carbomoto ?  a turma está por lá.... !
......         E, rodamos esses noventa e poucos quilômetros. .. uma horinha apenas, .. falou Anderson !
                          A dupla reclamou bastante dos buracos existentes na estrada, a mesma BR290 já referida no início deste relato.

             Lá pelas 16 horas, Gelsomar começou o seu retorno devido a compromissos.

                Assim passou a tarde, começaram os primeiros shows musicais,  apresentação de capoeira e  manobras radicais.





                              Jonas, Afonso, Nelsi e Deise








                                      Anderson, Deise, Nelsi, Afonso, Gilberto Cesar e Jonas

                     Por volta das 18h o começo do retorno. Os Aliens ainda bem que tentaram convencer o grupo ou parte dele  para  pernoitar em Butiá. 
                   A  festa estava começando e pela qualidade do evento e também pela quantidade de pessoas que lotavam o ambiente, prometida ser uma noitada e tanto.

                 Assim mesmo, começou o retorno da turma de Porto AlegreBom Princípio e Feliz.  

               Na verdade foi Jonas que começou a lembrar da necessidade do deslocamento ainda sob a luz do dia, devido é claro a precariedade da estrada.
Márcio e Mi

Jonas, Deise e Anderson

Prontos
para   o
Retorno







   E a estrada, estava mesmo muito ruim. 
              Os buracos, os cocurutos e os altos desníveis, mantiveram  o grupo em  velocidade reduzida e com a atenção muito redobrada. O deslocamento durou quase uma hora e na entrada da cidade, ponte do guaíba, uma parada para as despedidas.

          O 15º Carbomoto, que  foi meteórico para nós dada a nossa passagem rápida pela cidade, mais uma vez comprovou que os eventos de motociclismo são de uma grandeza extraordinária, pois movimentam e envolvem toda a comunidade. 

O comércio sofre incrementos e o cidadão local consegue ver as outras facetas,  do povo das duas rodas, quais sejam : a alegria, a solidariedade, o  respeito, a integração, o espírito de aventura e a capacidade festiva dos motociclistas.

O deslocamento para Butiá teve como líder de grupo, tanto para ida quanto para a volta, o parceiro Jonas Santos, que cadenciou a velocidade, atentando a todo instante para a existência de buracos, saliências ou desníveis na pista que pudessem comprometer a pilotagem dos demais parceiros.


Parabéns Butiá.
Parabéns Moto Grupo Rota 290


Lembrando do Amigo Paulo:
Obs. 1.    Paulo Figueiredo acompanhou o Carbomoto via WhatsApp em ligação  direta Butiá / Maceió.
Obs. 2     Butiá foi o local da primeira participação em  encontros  de motos do Paulo. A época, 2013, Paulo  pilotava uma Shadow 750.

E foi isso !

                 Agora vem aí o 5º Moto Morango e aniversário da   Deise Wartha, tudo isso em Bom Princípio dias 27, 28 e 29 de março de 2015.

Relato: Gilberto Cesar
Fotos:   Márcio Cosenza, Michelle Ferrão e Gilberto Cesar    


Outras Fotos:

O que restou do ex-boi

esperando o show de acrobacias



MI, chegando ao Carbomoto


Gelsomar  registrando













Nenhum comentário:

Postar um comentário