A viagem para a cidade de Condor, com propósitos da participação no 3º Moto Acampamento, nos possibilitou ingressar em diversos municípios ao longo do trajeto.
Ver, visitar, conhecer e sentir. são alguns dos vetores que nos movem quando dessas viagens pelo Rio Grande do Sul.
Para estes deslocamentos e visitas, contei com boa parceria do Paulo e da Gilda Valdameri, que dispostos e desafiados, toparam fazer estes belos caminhos.
Viajar é preciso;
Viajar de moto é precioso!
Então bóra viajar !
Forquetinha foi o primeiro município.
Com um portal prá lá de simpático e colorido, a cidade de quase três mil habitantes é simplesmente bonita. Predomina as construções em estilo germânico, associada as belezas naturais do entorno e, a impecável limpeza urbana.
,,
Mormaço foi o segundo município.
Quando da visita, o sol estava cálido em demasia e tão somente duas foram vistas. Com uma moradora travou-se um pequeno diálogo. quando disse ela: Isto aqui é calmo demais. Um jovem passava pela área central se ofereceu para fazer o registro fotográfico ali na praça.
Mormaço foi batizado com esse nome por causa do tempo quente e úmido, pelo intenso calor provocado pelo sol em época de frio.
Saldanha Marinho
Este município também recebeu a visita do trio viajor.
O nome do novo município Saldanha Marinho, foi escolhido pela empresa colonizadora, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho, pernambucano de Olinda. que foi deputado da corte do Rio de Janeiro, presidente das províncias de São Paulo e Minas Gerais. Com o advento da República foi Senador. Em Saldanha Marinho predominam os descendentes de alemães, perfazendo cerca de 50 % da população, ficando outros 30 % com a descendência de italianos, e o restante, 20 %, por brasileiros, índios e paraguaios.
Santo Antônio do Planalto Neste município o trio, além da visita, também efetuou a parada para o almoço.
Em 2022, a população era de 2.089 habitantes.
Santa Bárbara do Sul Os prédios administrativos ficam praticamente na entrada da da cidade, porém quem dá as boas vindas aos visitantes é uma imagem da Santa que empresta o nome para o município.
Panambi
Quase chegando ao destino final, para o dia, Panambi se apresentou cheia de placas informativas daquilo que o município tem. Um museu a céu aberto, muitíssimo interessante, é visto em uma das entradas da cidade.
São relíquias históricas contadas por meio de objetos e dizeres. Há também informações a respeito do Museu Militar, o outro orgulho dos pananbienses.
Na área central, uma belíssima rua coberta se destaca e, de imediato remete para os grandes acontecimentos públicos que ali se desenrolam.
Condor
Por fim a visita ao município sede do evento. Poucos foram os contatos com as pessoas, no entanto, se escutou de alguns moradores: - sejam bem vindos!
- estão gostando da cidade?
- o encontro de motos está bom?
Bem interessante isso.
A cidade vivência muito os eventos de motos.
Bom Progresso
Na manhã da sexta-feira 27/01, aconteceu a saída para Derrubadas e, o primeiro município no trecho foi o de Bom Progresso, e a ele se adentrou.
A cidade é bem pequena e, segundo um morador que se encontrava em frente à Prefeitura, ali, todos se conhecem.
Um pouco depois, a jovem funcionaria de Setor de Tributação a Maiara, informou que Bom Progresso tem oi prefeito mais idoso do Brasil. Armindo Heinle, o Armindão, está com 86 anos.
Três Passos,
Uma graça de cidade.
A Maiara, no município anterior, havia falado que Três Passos é bem interessante de visitar.
"Visitem a Lagoa e a área central", disse-nos a jovem.
Tenente Portela
Neste município, o trio efetuou almoço no Restaurante Tropical, na entrada da cidade. Comida caseira e farta, foi que se teve.
Paulo aproveitou o pós-almoço, para numa vulcanizadora efetuar a regulagem da corrente de transmissão.
Assim efetuei o passeio, bem como os registros fotográficos sem a companhia do casal.
"Cuidado"! sentenciou o proprietário do restaurante. Esta cidade é cheia de praças e todas se parecem.
Mas, na verdade não tive problemas.
Chamou muito a atenção a grande presença de indígenas, principalmente na Praça do Índio, para aquela hora e o calor reinante. O dispositivo termômetro, instalado na motocicleta aprontava para os 33º C.
Mas é bem interessante a área central do município.
O Prédio da Casa de Cultura chama para si todas as atenções.
Derrubadas
Chegou-se à ao objetivo do dia.
O Portal da cidade é bonito e interessante. Foi-se logo para um giro pela área central e rumou-se para o Parque Estadual do Turvo.
Quando do ingresso, as atendentes informaram que as quedas d'água não se encontravam visíveis devido as chuvas na região e também pelas comportas de uma hidrelétrica, rio acima,
que haviam sido abertas.
Fez-se o passeio, mesmo assim, posterior a uma apresentação formal por uma bióloga, no auditório, daquilo que é o que o parque representa.
Um carro 4x4 conduziu o grupo pelos caminhos do Parque. Diversos animais nativos foram vistos, um cem número de borboletas, extensa área verde, uma lagoa e por fim o Rio Uruguai.
Foi um belíssimo passeio.
A Macuco Yucumã é a empresa que administra o Parque, e de plano ficou patente a boa preparação dos empregados atuantes no Parque eis que educados, competentes e com bastante conhecimento da causa.
Vista Alegre
Começado o retorno para a cidade de Condor, Vista Alegre foi próximo município visitado.
Os registros fotográficos aconteceram na área central onde a igreja é o grande destaque.
Palmitinho
O fim da tarde já se aproximava bastante, quando o trio ingressou em Palmitinho.
Na pequena cidade começara a cair alguns pingos de chuva. Frente a isso , as motos foram estacionadas na praça central onde se deram os registros fotográficos.
Putinga
No domingo, já retornando para casa, foi-se então conhecer a cidade de Putinga, a terra natal do Paulo Valdameri.
Nossa! ... Muito interessante e cheia de histórias é a "Cidade do Meteorito" eis que um fragmento caíra em solo putinguense no ano 1937.
Na parte alta , uma igreja se destaca, local este, onde o casal Valdameri contraiu casamento.
Mais a baixo, chama a atenção, um prédio de dois andares, todo em madeira, que abriga um charmoso supermercado.
Acalmaria é tanta, que alguns comerciantes nem guardam a totalidade dos seus produtos e, estávamos em um domingo.
Em frente a duas agropecuárias, mudas de plantas para venda, se encontravam em frente aos estabelecimentos. Isto também acontecia com uma loja de material de construção que deixara vários produtos em frente a loja.
Na Prefeitura, a ausência da identificação do prédio, chamou a atenção. Neste mesmo complexo e, junto a Câmara de Vereadores, painéis em tamanho avantajados contam a história da cidade.
Em um bar e sapataria, bem em frente a Prefeitura, quatro moradores efetuavam um carteado e, o simpático proprietário logo se inteirou a respeito dos viajantes, reconhecendo na sequência os Valdameris, aliás fora ele colega de escola. dos tempos de primário. do Paulo.
Ainda na área central, duas moradoras, uma sob a proteção de uma sombrinha e a outra sob um pequeno boné, pararam para saber quem eram e o que faziam os forasteiros.
Foi prá lá de especial esta visita ao município de Putinga.
Texto e fotomontagem: Gilberto Cesar