Antecedendo ao relato desta viagem, um preâmbulo para estimar o nosso grande amigo, motociclista e irmão de tantas jornadas,
o Cleto Pacheco, da cidade de Bagé.
Pacheco teve complicações cardíacas no final do mês de agosto,
chegando a passar por cirurgia em Porto Alegre, onde se encontra
hospitalizado.
Força Pacheco.
Estamos, com Fé, acelerando os pensamentos positivos e
dando velocidade as orações.
Moto Amigos RS / Moto Grupos / Moto Casais parceiros..
---------------------------------------------------------------------------
Santo Tomé, na província de Corrientes na Argentina, foi o Destino dos motociclistas Gilberto Cesar, Arli Figueira, Ronaldo Fraga, José Brito, Paulo e Gilda Valdameri, Nelsi e Afonso Schnaider, neste ultimo dia do mês de agosto e inicio de setembro do corrente.
A proposta deste giro de motos, foi do parceiro Arli Figueira, do Moto Grupo Virando Rodas, ainda quando da última viagem conjunta, a Asunción.
A correria, d'antes, ficou por conta dos amigos. Paulo e Gilda, eis que haviam vendido a sua Vulcan 650, poucos dias antes. Na busca por uma nova máquina, receberam várias dicas e informações, chegando, por fim, o Paulo e o seu fiel escudeiro, filho e amigo o Gledson, a Cardoso Motos, conceituado comerciante de motocicletas na cidade de Novo Hamburgo.
Gledson e Paulo em Novo Hambugo |
Eu deixei a bela Capão Novo, na quinta, 31/08, às 9h30 para encontrar parte do grupo no Posto Buffon, na cidade de Eldorado do Sul, proximidades da BR 290.
No local, cheguei pouco depois das 11 horas, quando ali já haviam chegado Arli, Ronaldo, Paulo e Gilda. De imediato, os efusivos e agradáveis cumprimentos e, é claro, a vista e a admiração na nova motocicleta dos Valdameris.Arli, Gilda, Ronaldo, Paulo e Gilberto Cesar
Passo do Sobrado |
Restaurante Vale Verde |
Em Santa Cruz do Sul |
Passando por Santa Maria |
Em São Pedro do Sul, foi bem tranquila a questão da hospedagem, bastando um telefonema para o hotel Santa Clara e com isso se garantiu a hospedagem, estacionamento para os veículos de duas rodas e as refeições, eis que junto ao estabelecimento funciona um restaurante.
Na manhã seguinte, sexta-feira, 1º de setembro, muito cedo, aconteceu a movimentação de café da manhã, recolocação dos pertences retirados das motocicletas e o recomeço da jornada. Antes porém, quatro motociclistas foram efetuar a retirada de valores em diferentes bancos e, foi o que bastou para acontecer uma dispersão geral, tendo havido o reencontro no pórtico da cidade, após a troca de mensagens e rápidos telefonemas. Gilda foi quem comandou a comunicação para o devido reagrupamento.
Pórtico de São Pedro do Sul |
A jornada foi então retomada, tendo como destino a cidade e São Vicente do Sul, a 51km de distância. As condições da rodovia não eram da melhor qualidade, com a presença de alguns buracos, cucurutos e desníveis. Isto ensejou cuidados e velocidade moderada. Aos poucos, a cidade foi se apresentando e bem próximo ao pórtico se localiza o hotel onde o Brito estaria esperando. O uruguayo, no entanto, foi logo avistado no posto de combustíveis praticamente em frente ao hotel.
Foi um belo reencontro com este grande viajor das américas, eis que além dos diversos estados brasileiros, Brito já rodou por uma penca de países sul-americanos.
Em São Vicente do Sul |
Prefeitura Municipal de São Vicente do Sul |
Shadow 750 - Arli, Ronaldo e Afonso /Nelsi.
Triumph 900- Paulo /Gilda.
Midnight 950 - Gilberto Cesar.
Super Téréné 1200 - José Brito.
Tudo acertado, bóra rodar. A direção, era o trevo que leva para as bandas da cidade de Jaguarí. No entanto, nem todos fizeram o mesmo. Arli e Brito arrancaram para o lado oposto e rumaram para os lados de São Francisco de Assis.
No dito trevo ficou-se. esperando por mais de dez minutos, quando retornei ao posto de origem, quando o frentista exclamou:
- Bah, aqueles dois foram para o lado errado. Eu até acenei, mas eles não viram.
De retorno ao grupo, cientifiquei-os dos fatos, oportunidade em que a Gilda fez várias ligações telefônicas, enviou mensagens e, ... tocamos em frente.
Em Jaguarí o grupo, desfalcado dos dois desgarrados, ingressou para os registros fotográficos aqui já referidos, cabendo ao Afonso, por ser conhecedor da cidade, a condução e direcionamentos.
Paulo, super feliz com sua nova motoca. |
Esgotado o almoço, logo chegou-se as aduanas conjuntas do Brasil e da Argentina. A parada foi obrigatória, e logo adiante dois motociclistas, também protegidos com as roupas contra as chuvas, estavam a apresentar seus documentos para os alfandegários argentinos. Ali estavam, Arli e Brito.
Aduana conjunta Brasil - Argentina |
A colocação dos Estandartes |
Uma Parrillada |
Notas recebidas dos parceiros, davam conte de que o Ronaldo almoçara em Paso de Los Libres e já atravessara a ponte para Uruguaiana.
Recebimento da Homenagem |
Em Nova Esperança do Sul |
Prefeitura Municipal de Nova esperança do Sul |
Gruta Nossa Senhora de Lourdes |