Jaguarão 2017
Como já era esperado, Jaguarão fez mais uma vez um dos melhores eventos motociclísticos do nosso estado.
Muitos motociclistas, triciclistas e pessoas em veículos de quatro rodas, invadiram a cidade na na sexta-feira 27 de janeiro.
O calor, o sol e o abafamento, levaram muitos para a beira do Rio Jaguarão, e outros tantos para o lado uruguayo, para as compras nos free shop's na cidade de Rio Branco.
Na praça principal da cidade, tomada pelas bancas de vendas de produtos para motos e motociclistas, alimentos e souvenirs a circulação sempre foi intensa, em todos os dias da MotoFest.
Para lá fomos na sexta-feira, representando o Moto Grupo Com Destino, depois de termos passado uma semana nas praias da vizinha São Lourenço do Sul, a "Pérola da Lagoa".
|
Pousada Nona Amábili |
Em São Lourenço do Sul, além das praias calmas, das belezas da cidade e da grande presença de pessoas da região de Bagé, Canguçu, Herval, Pelotas e dos vizinhos uruguayos, fomos surpreendidos pela excelente hospitalidade e qualidade dos serviços prestados na Pousada Nona Amábili.
Sentimos-nos verdadeiramente em nossa própria casa, com a liberdade de provar das frutas do pomar, dos sucos feitos com as frutas ali colhidas, da fartura do café da manhã, com os pães e as guloseimas, feitas "em casa".
Tudo muito Nota 10. O Atendimento é feito pelos próprios proprietários, sob a orientação da excelente Didi Loss.
Fica o registro e a recomendação: em São Lourenço do Sul, a pedida é a Pousada Nova Amábile .... cujo slogan diz: Minha casa, sua Casa.
Em São Lourenço do Sul, ficamos por uma semana, na companhia de Veri Vianna, saindo na sexta-feira para
a MotoFest de Jaguarão.
O tempo de viagem, é de pouco mais de duas horas de viagem, pelas longas retas da BR 116.
Deu inclusive para visitar rapidamente a cidade de Arroio Grande.
A terra de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, além das homenagens ao ilustre homem da primeira ferrovia do Brasil, tem inúmeros casarões coloniais. Muito interessante esta cidade, que foi ainda palco de inúmeros combates farroupilhas.
Já na cidade da MotoFest, Jaguarão, a recepção do evento, que já estivera atuando no dia anterior, 26, repetia os seus trabalhos, brindando aos motociclistas com um belo salsipão, regado a refrigerantes e muita hospitalidade.
Ali permanecemos por um bom tempo, conversando e nos alimentando. Na sequencia, direto para o camping da cidade, as margens do Rio Jaguarão, que já apresentava um grande número de barracas.
Na chegada, uma verdadeira disputa por espaço para a colocação da barraca, o que sempre se resolve com a solidariedade e parcerias dos demais motociclistas. Notadamente, a predominância era do espanhol, para aquele momento, dada a "boa invasão" de motociclistas das diversas partes do Uruguay.
Tudo resolvido, então direto o lado uruguayo, para uma caminhada, almoço e também para uma Cerveja Norteña, e é claro, para as compras.
Assim, se passou rápida a tarde e, quando de volta, para Jaguarão, a cidade já estava a receber um número ainda maior de visitantes.
Dentre estes, o grande parceiro Arli Figueira, estacionamento a sua Shadow 750. Nos cumprimentos, e tratamos de apertar um pouco mais as barracas, e ficamos vizinhando no camping.
Arli, estava ainda na espera de outros parceiros seus, dois cunhados, os quais estavam "chegando", porém vindos em uma camionete.
E a festa motociclística jaguarense, já estava prá lá de especial, animada e lotadérrima.
Encontrar amigos, reencontrar os integrantes de outros moto grupos, caminhar, sentar, prosear, assistir aos shows, provar das delícias culinárias, visitar os estandes e curtir a bela arquitetura da cidade, são alguns dos ingredientes que compuseram a MotoFest.
A boa notícia neste sentido, foi da reabertura do Teatro Esperança, depois cinco anos em reforma. Trata-se de um dos mais importante espaço cultural, centenário do Estado, junto com o Theatro São Pedro de Porto Alegre e o Sete de Abril, de Pelotas.
A outra, também boa notícia em termos de arquitetura, na cidade, foi da boa utilização que se passou a dar para o prédio do antigo Cinema Regente, onde a rodoviária está ali instalada. Bom sinal, pois certamente serão diversos os "olhos" a mirarem pela preservação do prédio também histórico, da cidade.
De volta para o encontro, o bom encontro com os nossos amigos "Os Aliens", de Santa Cruz do Sul.
Afonso e Nelsi, haviam chegado a pouco tempo, bem no início da noite da sexta-feira.
Na praça de alimentação, ficamos a nos refrescar, conversar e curtir os acontecimentos.
Também passaram pelas nossas mesas, os paceiros e amigos de Bagé: Cleider, Ana e Pacheco.
A sexta-feira, perfeita para um encontro motociclístico, teve festa até as primeiras horas do sol de sábado, quando então a "cidade das motos" começou a trocar de público: os motociclistas foram para os hotéis, pousadas e camping e os cidadãos, começaram a rotina citadina.
Preguiçosamente, por volta do meio dia, fomos nos encontrar com os demais integrantes do "Moto Amigos RS", união de diversos moto grupos para viagens de longa distância, com encontro & almoço marcado para acontecer em um restaurante no lado uruguayo.
Foi ótimo rever parte desta turma. Com eles, a festa está sempre garantida, a alegria é contagiante, e o planejamento de novas viagens, sempre está na agenda do grupo.
|
Almoço de parte do Grupo Moto Amigos do RS, em solo uruguayo |
E o sábado da MotoFest já estava bombando em Jaguarão.
Mais repleta do que os dois dias anteriores, a praça, as ruas, o camping e adjacências estavam verdadeiramente fervilhando.....
Na outra da praça da cidade, pouco mais de dois quilômetros da praça principal, um grupo de tradicionalistas e cavalarianos, mais de cem, efetuaram desfile e solenidade referente ao 27 de janeiro.
Nesta data, a cidade comemora a Batalha de Jaguarão, ano 1865, quando da Guerra do Uruguay.
Quase no final do sábado, aconteceu o passeio internacional de motos, quando centenas de motociclistas cruzaram a fronteira, fazendo um animado desfile pela principal avenida da cidade de Rio Branco.
Neste embalo, nossos parceiros Peterson e o uruguayo Brito, chegaram a ensaiar participação no passeio, porém acabaram ficando mesmo em Jaguarão.
No sábado a noite, não cheguei a participar da festa do encontro de motos. Um compromisso em Porto Alegre, receber um jovem casal de manauaras, em viagem pelo Sul do Brasil e pampas uruguayo e argentino, me reteve cedo na barraca, pois estaria viajando às 5 horas da matina, de volta para a capital dos gaúchos.
Acordei cedo, e no silêncio que reinava no camping, acomodei as bagagens na motocicleta e fiz roncar o motor da Shadow. Arli Figueira ainda se levantou para desejar boa viagem, o que também desejei, pois logo os parceiros também estariam retornando para os seus lares.
|
Recebendo, em casa, os parceiros Deyvidson,e Dany Martins |
Eu cheguei em Porto Alegre por volta das 11h. Deyvidson e Dany Martins, que estão na Expedição D TUR, me informaram - bem depois - que somente chegariam em Porto Alegre, na terça-feira.
Se retardariam apreciando as belezas da Serra Gaúcha.
|
Com amigos em Porto Alegre |
A dupla, saiu de Manaus no final de outubro 2016, devendo retornar agora no final de fevereiro 2017.
Foi isso de Jaguarão.
Foi isso de recepção aos amigos de Manaus.
Fotos e relatos
Moto Grupo Com Destino
Porto Alegre, Feliz, Alto Feliz, Vale Real e São Sebastião do Caí