BOM PRINCPIO
5º MOTO MORANGO
A terra que se agigantou com o motociclismo
A pequena e bela cidade Bom Princípio, situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí, muito se agigantou neste último final de semana. Conhecida nacionalmente por sua fruta símbolo, o morango, Bom Princípio fez acontecer o 5º MOTO MORANGO, encontro internacional de motociclistas.
Desde a sexta-feira diversos foram os motores que começaram a roncar pelas diversas estradas do estado, objetivando chegar à cidade.
O MOTO MORANGO, apesar de estar apenas na 5ª Edição, já se consolidou como um dos mais importantes eventos do sul e isso, graças ao grandioso trabalho do Moto Grupo Giramundo, que são os organizadores do evento.
Evidentemente que a sociedade organizada da cidade, o poder público local e o comércio, são os agentes que impulsionam em muito para que o evento aconteça em grande estilo.
Abre-se um parêntese, aqui para registrar as dificuldades que alguns outros motos grupos têm encontrado para a realização dos seus respectivos eventos. Ora é o poder público que se afasta, ora pela falta de um local para receber a grande massa de motociclistas e outros tantos elementos impeditivos e dificultadores. Prova disso, é a grande quantidade de encontros que são adiados, transferidos ou cancelados.
Mas, no caso de Bom Princípio e de muitos outros municípios, ainda prevalece o entendimento de que o turismo é sem dúvidas um grande gerador de divisas. É assim que os encontros vão acontecendo.
Para nós do Moto Grupo COM DESTINO, Bom Princípio estava sendo muito esperado pois se trata da terra da Deise Wartha, uma das integrantes do nosso moto grupo.
Outros bons motivos: a presença dos amigos de Maldonado, Uruguay, Félix e Amália, o aniversario da Deise e o evento de motos propriamente dito.
Félix e Amália rodaram 720km em boa parte da sexta-feira, numa bela KTM 690 cilindradas, chegando em Porto Alegre por volta das 17 horas onde foram recepcionados pelos parceiros Márcio e Michelle Ferrão, tendo como ponto de encontro da Usina do Gasômetro.
Márcio e Mi efetuaram as honrarias da casa, com hospedagem e um breve passeio pelo porto dos casais. Devido aos quilômetros rodados, o descanso para os parceiros uruguaios seria bem-vindo, princialmente porque já no sábado aconteceria o deslocamento para Bom Princípio.
E o encontro do grupo se deu a partir das 10 horas, posto lacador.
Lá compareceram: Arli Figueira, Gustavo, Gilberto Cesar, Márcio, Félix e Amália. Enorme foi a alegria em rever os amigos uruguayos.
Arli Figueira, Gustavo Pires, Gilberto Cesar, Márcio Cosenza, Félix e Amália
Gustavo Pires, amigo de longa data de Márcio, compareceu ao posto apenas para dar um abraço em Márcio e também assistir a partida do grupo. Por motivos particulares, não pode colocar a sua Suzuki na estrada.
Umas boas conversas e notícia não muito boa, onde Márcio Cosenza relata que, na volta do encontro de Sapiranga, já em plena Porto Alegre, um maldoso, covarde e certamente desprovido de sentimento de humanidade os atropelou de forma estúpida fazendo com que ambos caíssem ao solo.
Como resultado, grandes lesões em Márcio e Michelle e danos materiais de grande monta na motocicleta.
O sujeito, que conduzia uma camionete e, ainda falava ao telefone celular, simplesmente fugiu. Muito ruim isto.
Mas fugir de quem ? …. quando é sabido que a consciência sempre nos acompanha. Pode-se, como fez esse sujeito fugir dos outros mas ninguém consegue se esconder de si mesmo.
Felizmente, e até por muita parceria, Márcio compareceu ao posto.
A esse encontro de Sapiranga, que aconteceu dias 13 e 14 de abril, compareceram Jonas Santos, Márcio e Mi Ferrão.
A esse encontro de Sapiranga, que aconteceu dias 13 e 14 de abril, compareceram Jonas Santos, Márcio e Mi Ferrão.
E lá começamos o deslocamento:
Arli Figueira, Shadow 750 - Márcio Cosenza, Tenerê 650 Félix e Amália, KTM 690 e Gilberto Cesar, Shadow 600
Um bom sábado de sol, velocidade reduzida e logo logramos os 75km que separam a capital dos gaúchos, Porto Alegre, da capital dos morangos, Bom Princípio.
Em Bom Princípio, MI Ferrão se juntou ao grupo.
Arli, Gilberto Cesar, Márcio, Amália, Félix e MI Ferrão. De plano, a KTM do Félix |
O encontro já estava recebendo um grande público, e obviamente que os motociclistas não paravam, de chegar. Os comboios formavam grandes fileiras em frente aos portões do parque, com muito barulho do ronco dos motores, também na estrada que se avizinha junto ao local do evento.
Márcio, Mi, Félix e Anália, foram acertar a hospedagem, que se deu em um hotel situado bem próximo do evento.
Arli, preparando a barraca |
Arli Figueira e Gilberto Cesar rumaram para o Ginásio de Esportes, localizado no próprio parque, com vistas a montagem do acampamento.
Ginásio de Esportes, que serviu de (excelente) alojamento |
Em seguida a chegada do Anderson Bohn e João Humberto Petry, que moram na cidade de Feliz, mas precisaram, antes, passar por Nova Petrópolis. João tem uma oficina de motos nesta cidade, a Ícone Moto Center, onde inclusive, servira um café da manhã para clientes, ainda neste mesmo sábado.
Na montagem do acampamento, ambos também preparam o ambiente para as respectivas parceiras, Deise Wartha e Luiza Simoni, que optaram também pelo acampamento.
Na montagem do acampamento, ambos também preparam o ambiente para as respectivas parceiras, Deise Wartha e Luiza Simoni, que optaram também pelo acampamento.
A seguir a chegada do parceiro Bidu, lá de Lagoa Vermelha, que logo tratou também de montar barraca junto as demais.
Contou Bidu, que fizera uma boa viagem, ainda que solito. Estrada boa, um pouco de cerração mas tudo bem tranquilo. A Shadow 750 do Bidu estava mesmo carregadíssima.Bidu, preparando o seu acampamento |
Montadas as barracas, hora de passear pelo parque e encontrar o restante do grupo.
Por sugestão do João Petry, até foi ensaiado um churrasco ao meio dia, porém foi infrutífera a corrida aos supermercados da cidade, pois os dois existentes, já se encontravam fechados para a hora de almoço. Restou então uma parada para almoço e lanches, isto no interior do próprio parque.
Cachorro quente, alá minutas ou X Burgue eram as opções da Lancheria da Vera, que segundo o João, é a melhor da cidade e que se encontrava exatamente como a única na praça de alimentação do evento.
Em meio a multidão que já se encontrava no 5º Moto Morango, a chegada dos parceiros de Santa Cruz do Sul, “Moto Casal Os Aliens” Afonso e Nelsi, acompanhados pela filha Júlia. O trio fez o deslocamento de camionete, posto serem 3, obviamente. No entanto Afonso e Nelsi estavam rigorosamente trajando as vestes motociclísticas.
Arli, Júlia, Nelsi, Mi, Márcio, Afonso, Gilberto Cesar, Amália, Félix e Bidu
Jonas Santos, o grande amigo, ainda em Porto Alegre, telefona avisando que irá levar a carne para o churrasco da noite, pois afinal é o aniversário da Deise e a para tal havia uma combinação.
Jonas Santos, chega, Gelsomar Brasil também. Um novo parceiro aparece no cenário. Trata-se do Elvis, motociclista Shadow 600, da cidade de Caxias do Sul, amigo do João Petry e que se tornou nosso amigo também.
Assim o grupo foi se compondo e se recompondo alternadamente.
Em meio a tarde, um ato mais solene e festivo para agradecer aos parceiros uruguayos, pela presença.
A Diretoria da Amo e Moto Grupo Giramundo efetuam a entrega do troféu presença aos nossos parceiros. Muitas fotos e nada de discursos.
Félix estava preocupado e a todo instante nos falava: “ no sei hablar ….” Não te preocupa Félix, falávamos a todo instante... vais somente receber um troféu.
Presidente do MG Giramundo, Félix, Amália, Pity Presidente da AMO/RS, locutor oficial do evento e mais um integrante do Giramundo |
E foi bem legal a homenagem ao parceiros.
Veio a noite e chegou a hora do churrasco para a Deise. O Bidu, por consenso geral foi indicado como assador. Vale lembrar que Lagoa Vermelha é a terra nacional do churrasco ! ... portanto Bidu é o churrasqueiro oficial .......
Bidú, Jonas, Júlia, Afonso e João |
“Parabéns a você “ para a Deise e lá pelas tantas o início dos shows noturnos.
No embalo, e muito embalados, o grupo ficou até o início da madrugada e, começaram os retornos para os hotéis, acampamento também para Porto Alegre.
Gelsomar retornou para Porto Alegre ainda no mesmo sábado.
Bem cedo, no domingo, lá por volta das 7h o começo das desmontagens de um grande número de barracas, ronco de motores e despedidas. Élvis e Bidu rumaram para a estrada COM DESTINO a Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, respectivamente.
Anderson, Deise, João e Luiza, para a cidade de Feliz.
Aos que por ali ficaram, um belo e reforçado café, 0800, foi servido. Na sequência, alguns passeios pelo parque e o começo da desmontagem de barracas para Jonas, Arli e Gilberto Cesar.
Félix e Amália saíram por volta de 9h do hotel, e juntos com Márcio e Mi foram até a cidade de Feliz. De lá, os primeiros rumaram direto para Maldonado, percorrendo 820km.
Márcio e Mi, ficaram em Porto Alegre.Afonso, Nelsi e a filhota dos Aliens, a Júlia, retornaram para Santa Cruz do Sul logo após o café da manhã, isto lá por volta das 9h.
Por volta da 11 horas, começamos o nosso deslocamento para Porto Alegre.
MI Ferrão, informa que motocicleta somente lá para o mês de maio, devido a lesão mais grave em um dos pés, Márcio deve acompanhar esse jejum, e não estará rodando por esses dias.
O 5º Moto Morango, ainda tinha uma boa programação para a parte da tarde, tais como a escolha da rainha da AMO e apresentações artísticas, ao que obviamente não chegamos a presenciar.
Sem dúvidas, estivemos participando de um grande evento. Esta 5ª Edição do Moto Morando, certamente estará concorrendo para ser o evento de 2015, dada a grandeza, a organização e a participação da comunidade. Tudo esteve a contento.
Uma infraestrutura muito bem pensada para o tipo de evento, informações para todos os lados. Um grande contingente de integrantes e simpatizantes do Moto Grupo Giramundo, que trajados com camisetas na cor laranja, bem forte, se faziam notar a qualquer distância e estavam sempre presentes e solícitos.
Foi um grande encontro de motos.
O que disse a Deise:
....... Sem sombra de dúvidas esse foi o melhor aniversário que já tive..a presença e a cia de cada um de vocês foi o melhor presente que pude ganhar..Amigos queridos obrigada por fazer desta data um dia super especial! 🎂🎂
Parabéns
Bom Princípio.
Relato: Gilberto Cesar Fotos: Gilberto Cesar, Márcio, MI e Grupo
OUTRAS FOTOS
Acampamento do MG COM DESTINO |
um fora de série |
Uma fora de série |
O Charles |
O Encontro |
Julia e Nelsi |
Amália e Félix |
A praça de Alimentação |
Um outro show |
O evento |
O Arli |